Metodologia de regionalização com vistas ao desenvolvimento do raciocínio geográfico
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v6.77794Palavras-chave:
Raciocínio Geográfico, região, regionalizaçãoResumo
A região, para a Geografia, é um termo permeado de dissensos. O ensino de Geografia não resolve isso e nem traz consensos. Mas pode operar numa outra lógica ao permitir que o conceito seja um instrumento para a construção de novas aprendizagens. Partindo dessa consideração teve-se como objetivo geral o desenvolvimento de uma metodologia de regionalização ancorada em pressupostos do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK), que proporcione a mobilização de ações do raciocínio geográfico. Articulando os conteúdos pedagógicos gerais e o conhecimento do conteúdo de Geografia, foi desenvolvida uma metodologia de regionalização enquanto exercício didático. Acredita-se que o exercício criado pode mobilizar ações mentais próprias do raciocínio geográfico, com o destaque para a diferenciação, generalização e representação dos espaços. Além disso, entendeu-se que a metodologia de regionalização pode contribuir para o resgate da identidade da Geografia na escola por meio do seu estatuto epistemológico. Ao aprender uma técnica de divisão em regiões, os estudantes podem ampliar suas percepções do espaço e, por meio da interpretação dos mapas criados, pensar em novas situações geográficas.