Metodologia de regionalização com vistas ao desenvolvimento do raciocínio geográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v6.77794

Palavras-chave:

Raciocínio Geográfico, região, regionalização

Resumo

A região, para a Geografia, é um termo permeado de dissensos. O ensino de Geografia não resolve isso e nem traz consensos. Mas pode operar numa outra lógica ao permitir que o conceito seja um instrumento para a construção de novas aprendizagens. Partindo dessa consideração teve-se como objetivo geral o desenvolvimento de uma metodologia de regionalização ancorada em pressupostos do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK), que proporcione a mobilização de ações do raciocínio geográfico. Articulando os conteúdos pedagógicos gerais e o conhecimento do conteúdo de Geografia, foi desenvolvida uma metodologia de regionalização enquanto exercício didático. Acredita-se que o exercício criado pode mobilizar ações mentais próprias do raciocínio geográfico, com o destaque para a diferenciação, generalização e representação dos espaços. Além disso, entendeu-se que a metodologia de regionalização pode contribuir para o resgate da identidade da Geografia na escola por meio do seu estatuto epistemológico. Ao aprender uma técnica de divisão em regiões, os estudantes podem ampliar suas percepções do espaço e, por meio da interpretação dos mapas criados, pensar em novas situações geográficas.

Biografia do Autor

Raquel Augusta Melilo Carrieri, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, raquelmelilo.ead@gmail.com

Doutora em Geografia pela  Universidade  Federal  de  Minas  Gerais (UFMG)  e Professora  da rede básica de ensino.

Endereço Profissional: Av. Amazonas, 1803 - Santo Agostinho, Belo Horizonte - MG,

CEP: 30180-002, Belo Horizonte, Minas Gerais/Brasil

E-mail: raquelmelilo.ead@gmail.com

Valéria de Oliveira Roque Ascenção, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, valeriaroque@gmail.com

Doutora em Geografia pela  Universidade  Federal  de  Minas  Gerais (UFMG)  e Professora  dos  cursos  de  graduação  e  pós-graduação  em Geografia da UFMG.

Endereço Profissional: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, CEP: 31270-901, Belo Horizonte - MG.

E-mail: valeriaroque@gmail.com

Downloads

Publicado

23-02-2024

Como Citar

Melilo Carrieri, R. A., & de Oliveira Roque Ascenção, V. (2024). Metodologia de regionalização com vistas ao desenvolvimento do raciocínio geográfico. Revista Signos Geográficos, 6, 1–24. https://doi.org/10.5216/signos.v6.77794

Edição

Seção

Artigos