APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS NO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
espaço geográfico, atores sociais, processos, aprendizagem significativaResumo
O objetivo deste artigo é analisar o impacto do uso de estratégias didáticas desde o enfoque construtivista e a corrente crítica da Geografia na aprendizagem de conceitos geográficos. O trabalho pretende, igualmente, avaliar a utilidade do uso de conceitos geográficos para a construção da aprendizagem significativa. A metodologia usada é uma investigação quase experimental aplicada a dois grupos intactos e funcionou durante seis sessões, com duas condições diferentes de modelos de aprendizagem: aprendizagem significativa e aprendizagem tradicional. Foram utilizados instrumentos como teste de conhecimento em geografia, epistemologia pessoal, motivação acadêmica e consciência metacognitiva, como forma de garantir a equivalência dos grupos nessas variáveis. Estes instrumentos foram aplicados na Unidade seis do Programa de Estudos (1996) da Escuela Nacional Preparatória - ENP, antes do modelo de ensino e no final da intervenção didática. O artigo culmina com algumas reflexões sobre os resultados que ambos os grupos produziram, os quais tiveram características iniciais similares, tanto em conhecimento quanto em variáveis de controle e apresentaram mudanças no período pós-teste, a favor do grupo experimental. Portanto, a didática orientada em construtivismo, junto com o enfoque crítico da Geografia como hipótese, foi comprovada.