Joaquim Cardozo: crítico literário
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v32.57531Palavras-chave:
Poesia brasileira moderna, Joaquim Cardozo, Crítica literáriaResumo
Este trabalho objetiva discutir como a crítica literária do autor pernambucano Joaquim Cardozo formula um repertório de reflexões interessantes sobre a literatura de sua época, e como tais reflexões são significativas para um entendimento mais incisivo de sua singular obra poética. Para isto, propõe-se aqui trazer alguns momentos deste pensamento crítico, que se desenvolveu nas várias fases da vida do autor, os quais serão discutidos em uma perspectiva histórico-crítica, a fim de se analisar as perspectivas que foram desenvolvidas por ele e como este recorte assinala para uma visão de sua produção literária e de seus contemporâneos.
Downloads
Referências
BARROS, Souza. A década de 20 em Pernambuco (uma interpretação). Rio de Janeiro: Paralelo, 1972.
CARDOZO, Joaquim. Poesia completa e prosa. Organização e introdução geral Everardo Norões. Rio de Janeiro: Nova Aguilar; Recife: Fundação Joaquim Cardozo, Massangana, 2007. 720 p. (Biblioteca Luso-brasileira. Série brasileira).
CORREIA, Éverton. Guavira Letras: o texto poético, comparativismo, fontes primárias e outras semioses. Três Lagoas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, n. 10, ago./dez. 2010. Disponível em: www.pgletras.ufms.br/revistaguavira. Acesso em: 20 out. 2018.
D’ANDREA, Moema. A cidade poética de Joaquim Cardozo (a elegia de uma modernidade). João Pessoa: Xerox, 1998.
HOUAISS, Antônio. Drummond mais seis poetas e um problema. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
MERQUIOR, José Guilherme. Uma canção de Cardozo. Razão do poema. Rio de Janeiro: Topbooks, 1996. p. 17-35.
VALÉRY, Paul. Variedades. Organização e introdução João Alexandre Barbosa. Tradução Maiza Martins de Siqueira. Posfácio Aguinaldo Gonçalves. São Paulo: Iluminuras, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Signótica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras(es) autorizam a Signótica a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Signótica possuem licença Creative Comons CC-BY.