Arte, crítica e sociedade em Georg Lukács e Theodor Adorno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v31.54772

Palavras-chave:

Teoria estética, Georg Lukács, Theodor Adorno., Crítica marxista

Resumo

A proposta deste estudo é analisar as linhas gerais das teorias estéticas de Georg Lukács e Theodor Adorno. O objetivo é demonstrar que, apesar de se enquadrarem de modos bastante diversos na tradição da crítica marxista, suas perspectivas convergem em pontos fundamentais. Para isso, três pontos de discussão serão abordados: a questão da ontologia em suas teorias, suas concepções de obra de arte e a maneira segundo a qual compreendem a arte vanguardista.

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Biografia do Autor

Alex Alves Fogal, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor de literatura brasileira no CEFET- MG, mestre e doutor em literatura brasileira pela UFMG.

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Publicado

2019-04-09

Como Citar

FOGAL, A. A. Arte, crítica e sociedade em Georg Lukács e Theodor Adorno. Signótica, Goiânia, v. 31, 2019. DOI: 10.5216/sig.v31.54772. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/54772. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê