Sobre a construção de representações culturais e identitárias em interações online em português entre estudantes franceses, franco-portugueses e brasileiros

Autores

  • Liliane Santos Université Charles-de-Gaulle – Lille 3, Villeneuve d’Ascq

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v26iesp..31408

Palavras-chave:

português língua estrangeira, aprendizagem de línguas in-tandem, aprendizagem de línguas à distância, representações culturais e identitárias.

Resumo

Em sua versão franco-brasileira, o projeto Teletandem Brasil (www.teletandembrasil.org) reúne alunos de português da Universidade de Lille3 (França) e alunos de francês da Universidade Estadual Paulista (Unesp,campus de Assis), para, de acordo com os princípios do tandem e do webtandem, participarem de um processo de aprendizagem colaborativa de suas línguas e culturas respectivas. Nosso trabalho apresenta observações preliminares sobre a construção das representações identitárias e culturais dos alunos envolvidos nesse processo, a partir da análise dos temas por eles tratados e, mais precisamente, da preponderância do Brasil como tema das sessões em português. Também veremos os possíveis conflitos decorrentes da confrontação entre uma identidade portuguesa muitas vezes reivindicada pelos alunos franceses e uma identidade francesa que lhes é atribuída pelos alunos brasileiros, o que nos permitirá perceber que somente aqueles que têm uma relação apaziguada com sua cultura têm condições de desenvolver uma parceria bem-sucedida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-08-11

Como Citar

SANTOS, L. Sobre a construção de representações culturais e identitárias em interações online em português entre estudantes franceses, franco-portugueses e brasileiros. Signótica, Goiânia, v. 26, n. esp., p. 123–143, 2014. DOI: 10.5216/sig.v26iesp.31408. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/31408. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo