As relações de poder nos discursos divulgados pela mídia para a realização do referendo 2005
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v19i2.7471Resumen
O que se propõe neste estudo é a análise das “relações de poder” construídaspelas “propagandas eleitorais” do Referendo 2005, divulgadas na mídia
televisiva, por meio de um corpus extraído de três campanhas publicitárias.
Em seus enunciados, serão analisadas as relações existentes entre a mídia
televisiva, o discurso político do Referendo e o poder. Para isso, buscaremos
apoio na teoria de Michel Foucault, para quem as “relações de poder” existem
na medida em que “‘alguns’ exercem um poder sobre os outros”. Assim, a
mídia é um dos elementos que age sobre os indivíduos, atingindo todas as
camadas populacionais e influenciando suas opiniões e sua maneira de ver o
mundo.
PALAVRAS-CHAVE: discurso polít
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Publicado
2009-09-17
Cómo citar
SILVA, M. A. da; SOUSA, K. M. de. As relações de poder nos discursos divulgados pela mídia para a realização do referendo 2005. Signótica, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 299–318, 2009. DOI: 10.5216/sig.v19i2.7471. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/7471. Acesso em: 22 dic. 2024.
Número
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Artigo
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