Engomadeira, saltimbancos e quadrado azul: a narrativa plástica de Almada Negreiros no primeiro modernismo português
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v12i1.7119Resumen
Neste ensaio, estudamos três singulares novelas escritas entre 1915 e 1917 porAlmada Negreiros, um dos principais colaboradores da revista Orpheu: A
engomadeira, K4 O quadrado azul e Saltimbancos (contrastes simultâneos),
que se constituem experiências de narrativas plásticas em que a sugestão do
pictórico supera a do enredo, subordinando-o. Comentamos ainda o único
romance deste autor, Nome de guerra, escrito numa fase posterior aos anos da
efervescência modernista, procurando as razões desta opção tardia pelo
convencionalismo narrativo, e o porquê dessa insistência na mensagem por um
artista que se notabilizou, ao longo da vida, pelo uso da imagem.
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Publicado
2009-09-04
Cómo citar
FERREIRA, G. Engomadeira, saltimbancos e quadrado azul: a narrativa plástica de Almada Negreiros no primeiro modernismo português. Signótica, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 67–98, 2009. DOI: 10.5216/sig.v12i1.7119. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/7119. Acesso em: 26 dic. 2024.
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