A interação lírica e as motivações empáticas

Tradução

Autores

  • Antonio Rodriguez Université de Lausanne, Suíça E-mail: Antonio.Rodriguez@unil.ch
  • Olliver Mariano Rosa Instituto Federal de Goiás/Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil. E-mail: olliver.rosa@ifg.edu.br https://orcid.org/0000-0002-6771-2518
  • Alexandra Almeida de Oliveira Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil. E-mail: alexandra@ufg.br https://orcid.org/0000-0002-9816-8383

Palavras-chave:

Lírica, Empatia, Leitor

Resumo

Esta é a tradução do texto "L’interaction lyrique et les motivations empathiques", de autoria de Antonio Rodriguez, que é professor da Universidade de Lausanne, na Suíça, e ocupa atualmente a presidência da International Network for the Study of Lyric (INSL). Trata-se de uma versão modificada e elaborada em francês de um artigo que foi publicado em inglês na Journal of Literary Theory em 2017. Neste texto, o autor desenvolve uma reflexão teórica sobre o estatuto da leitura lírica, analisando as peculiaridades da interação do leitor com o poema à luz de conceitos como os de intencionalidade, intermedialidade, performatividade e ato. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. The end of the poem: studies in poetics. Stanford, 1999.

BARTHES, Roland. The pleasure of the text. New York, 1975.

BENOIST, Jocelyn. Les limites de l’intentionalité: recherches phénoménologiques et analytiques. Paris, 2005.

BRICCO, Elisa (ed.). Présences du sujet dans la poésie française contemporaine (1980-2008). Saint-Etienne, 2012.

BROPHY, Michael; GALLAGHER, Mary (dir.). Sens et présence du sujet poétique. Amsterdam, 2006.

CABO ASEGUINOLAZA, Fernando; GULLÓN, Germán (ed.). Teoría del poema: la enunciación lírica. Amsterdam, 1998.

CALAME, Claude. La poésie lyrique grecque, un genre inexistant? Littérature, n. 111, p. 87-110, 1998.

CHARTIER, Roger. The author’s hand and the printer’s mind. Cambridge (UK), 2014.

CLAUDEL, Paul. Psaumes: traductions 1918-1953. Paris, 2008.

COLLOT, Michel. La matière-émotion. Paris, 1998.

CULLER, Jonathan. Theory of the Lyric. Cambridge (MA), 2012.

DECETY, Jean; ICKES, William (ed.). The social neuscience of empathy. Cambridge (MA), 2009.

DECETY, Jean (ed.). Empathy: from bench to bedside. Cambridge (MA), 2012.

DEGUY, Michel. Je-tu-il. In: RABATÉ, Dominique (ed.). Le sujet lyrique en question. Bordeaux, 1996. p. 287-297.

DICKOW, Alexander. Le Poète innombrable: Cendrars, Apollinaire, Jacob. Paris, 2015.

DU BOUCHET, André. Poussières sculptées. In: L’Ajour, Paris, 1998.

DURAND, Pascal. Mallarmé: du sens des formes au sens des formalités. Paris, 2008.

FISH, Stanley. Is There a Text in This Class? The Authority of Interpretive Communities. New York, 1982.

GENETTE, Gérard. Fiction & diction. Ithaca, 1993.

HEMPFER, Klaus W. Lyrik: skizze einer systematischen theorie. Stuttgart, 2014.

HEMPFER, Klaus W. Theory of the lyric: a prototypical approach. Journal of Literary Theory, v. 11, n. 1, p. 51-62, 2017.

ISER, Wolfgang. The act of reading: a theory of aesthetic response. Baltimore, 1980.

JACCOTTET, Philippe. Œuvres. Paris, 2014.

JACKSON, Virginia. Dickinson’s misery: a theory of lyric reading. New Jersey, 2005.

JACKSON, Virginia; YOPIE, Prins. The lyric theory reader. Baltimore, 2013.

JAKOBSON, Roman. Closing statement: linguistics and poetics. In: SEBEOK, Thomas (ed.). Style in language. New York/London, 1960. p. 350-377.

JARVIS, Simon. Why Rhyme Pleases? Thinking Verse I, p. 17-43, 2011.

KNEEPKENS, E.W.; ZWAAN, Rolf A. Emotions and literary text comprehension. Poetics, n. 23, p. 125-138, 1994.

LAMPING, Dieter. Das lyrische Gedicht: definitionen zu theorie und geschichte der gattung. Göttingen, 2000.

MAULPOIX, Jean-Michel. Du Lyrisme. Paris, 2000.

MAZZONI, Guido. Sulla poesia moderna. Bologna, 2012.

MURAT, Michel. Poet’s poetry. Paris, 2008. Disponível em: http://www.diffusion.ens.fr/index.php?res=conf&idconf=2018. Acesso em: 15 dez. 2016.

PACHERIE, Elisabeth. Naturaliser l’intentionnalité et la conscience. In: PACHERIE, E.; PROUST, J. La Philosophie cognitive. Paris, 2004. p. 17-34.

PACHERIE, Elisabeth. Time to act: the dynamics of agentive experiences. In: HAGGARD, Patrick; EITAM, Baruch (ed.). The sense of agency. Oxford, 2015. p. 3-24.

RABATÉ, Dominique. Figures du sujet lyrique. Paris, 1996a.

RABATÉ, Dominique (ed.). Le sujet lyrique en question. Bordeaux, 1996b.

RAMAZANI, Jahan. Lyric poetry: intergeneric, transnational, translingual? Journal of Literary Theory, v. 11, n. 1, p. 97-107, 2017.

RANCIÈRE, Jacques. The emancipated spectator. London, 2009.

RICOEUR, Paul. La métaphore vive. Paris, 1975.

RICOEUR, Paul. Temps et récit. Paris, 1983. v. 1.

ROBINSON, Jenefer. L’empathie, l’expression et l’expressivité dans la poésie lyrique. Modernités, n. 34, p. 119-129, 2012.

RODRIGUEZ, Antonio. Le pacte lyrique: configuration discursive et interaction affective. Liège, 2003.

RODRIGUEZ, Antonio. Modernité et paradoxe lyrique. Paris, 2006.

RODRIGUEZ, Antonio, L’Empathie en poésie lyrique: acte, tension et degrés de lecture. In: GEFEN, Alexandre; VOUILLOUX, Bernard (Ed.).

Empathie et esthétique. Paris, 2013. p. 73-101.

SCHAEFFER, Jean-Marie. Petite Ecologie des études littéraires. Vincennes, 2011.

SCHAEFFER, Jean-Marie. L’Expérience esthétique. Paris, 2015.

SEARLE, John R. Intentionality: an essay in the philosophy of mind. Cambridge (UK); New York, 1983.

SHUSTERMAN, Richard. Pragmatist aesthetics: living beauty, rethinking art. Oxford, 1992.

SHUSTERMAN, Richard. Body consciousness: a philosophy of mindfulness and somaesthetics. New York, 2008.

TYNIANOV, Iuri. Formalisme et histoire littéraire. Lausanne, 1991. VALÉRY, Paul. Tel quel. Paris, 1996.

WATERS, William. Poetry’s touch: on lyric address. Ithaca/London, 2003.

WATTEYNE, Nathalie (dir.). Lyrisme et énonciation lyrique. Québec/ Bordeaux, 2006.

WARNER, Michael. Uncritical Reading. In: GALLOP, Jane (dir.). Polemic: critical or uncritical. New York, 2012. p. 13-38.

WIMSATT, William K.; BEARDSLEY, Monroe C. The verbal icon: studies in the meaning of poetry. Lexington (Ky), 1954.

ZETTELMANN, Eva. Discordia concors: immersion and artifice in the lyric. Journal of Literary Theory, v. 11, n. 1, p. 136-148, 2017.

Downloads

Publicado

2022-08-01

Como Citar

RODRIGUEZ, A. .; ROSA, O. M.; OLIVEIRA, A. A. de. A interação lírica e as motivações empáticas: Tradução. Signótica, Goiânia, v. 34, p. e70219, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/70219. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Tradução