Leveza e humor na encenação da catástrofe: o teatro negro de Antonio Callado

Autores/as

  • Ligia Chiappini

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v16i1.3752

Resumen

Este artigo se propõe a apresentar o teatro negro de Antônio Callado, salientando a importância da peça Pedro Mico, em que, pela primeira vez, a favela do Rio de Janeiro é utilizada como um assunto dramático. O texto analisa a maneira pela qual Callado representa a contradição entre a cidade dos pobres e a cidade dos ricos, em uma época em que o Brasil vivia o sonho do desenvolvimento expresso pela fórmula do presidente Juscelino: progredir 50 anos em 5. A apresentação dos personagens através de um diálogo muito bem
construído e a delicadeza combinada com a tematização profética da catástrofe são aspectos que devem ser ressaltados.

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Publicado

2008-04-06

Cómo citar

CHIAPPINI, L. Leveza e humor na encenação da catástrofe: o teatro negro de Antonio Callado. Signótica, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 81–95, 2008. DOI: 10.5216/sig.v16i1.3752. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/3752. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Artigo