Políticas públicas para o ensino de português, em Portugal: a voz de quem implementa e de quem pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v26iesp..31399Palabras clave:
língua portuguesa, ensino, políticas públicas.Resumen
Como resposta a resultados pouco satisfatórios, obtidos por estudantesportugueses, na entrada do corrente século XXI, Portugal vivencia um contextode intensas reformas educativas no que respeita ao ensino do português. Surge,assim, em 2006, o Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP),destinado a professores do 1° Ciclo do Ensino Básico (CEB), com o intuito demelhorar os níveis de compreensão da leitura e de expressão oral e escrita emtodas as escolas do 1° CEB. Incidindo nesse modelo e na respectiva dinâmicade formação contínua que está na base do Programa, neste texto propomonosrealçar as implicações do mesmo na formação inicial, apresentando osresultados de uma investigação que entendemos poder contribuir para futurasexperiências de linguística aplicada no âmbito da consciência fonológica e naaprendizagem da leitura (logo, também, na dimensão ortográfica) e ajudar naprevenção de dificuldades no desenvolvimento de competências de leitura.
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