A pessoa como ferramenta nas mudanças de voz: Sikuani e Katukina -Kanamari
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v26i2.30592Palabras clave:
relações gramaticais, voz, ergatividade, Sikuani, Katukina-KanamariResumen
Este artigo examina os fenômenos de voz em duas línguas da América do Sul tropical: Sikuani e Katukina-Kanamari. A comparação é interessante pelo fato de que essas línguas apresentam padrões de alinhamento opostos, enquanto a primeira é nominativo-acusativa, a segunda é absolutivo-ergativa, elas geram, respectivamente, uma passiva e uma antipassiva. Apesar dessa extrema simetria, as mudanças de voz se utilizam, nas duas línguas, de instrumentos morfológicos muito afins – e comuns tipologicamente – consistindo na saturação, mediante um afixo não referencial, da posição do argumento que expressa o agente no verbo transitivo.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-12-22
Cómo citar
QUEIXALÓS, F. A pessoa como ferramenta nas mudanças de voz: Sikuani e Katukina -Kanamari. Signótica, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 353–378, 2014. DOI: 10.5216/sig.v26i2.30592. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/30592. Acesso em: 23 nov. 2024.
Número
Sección
Seção Temática
Licencia
Autoras (s) autorizan a Signótica a publicar artículo, si es aceptado, firmando su contribución como original y no sometida a otra editorial para publicación. En caso de aceptación y publicación, artículos de Signo tienen licencia Creative Comons BY-NC-ND (Asignación + NoComercial + SemDerivaciones)