Estereótipo e Pré-construído: é possível uma articulação?
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v26i2.29824Palabras clave:
Análise do Discurso Francesa, Estereótipo, Pré-construídoResumen
Tendo em vista um tratamento pouco amplo do conceito de estereótipo pela Análise do Discurso francófona, este artigo pretende avaliar a articulação proposta em Amossy e Herscheberg-Pierrot (2001) entre os conceitos de estereótipo e de pré-construído. Inicialmente, aceita-se a articulação, mostrando alguns pontos de contato entre eles. Em seguida, trata-se de observar as características específicas de cada um dos conceitos reforçando sua separação em dois conceitos distintos e operantes na Análise do Discurso. Observando que é necessário ter cautela na articulação dos dois conceitos, propomos que há estereótipos ligados a discursos específicos, característica fundamental do pré-construído, e há aqueles que estão num domínio mais próximo da doxa.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-12-22
Cómo citar
GATTI, M. A. Estereótipo e Pré-construído: é possível uma articulação?. Signótica, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 397–414, 2014. DOI: 10.5216/sig.v26i2.29824. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/29824. Acesso em: 24 nov. 2024.
Número
Sección
Artigo
Licencia
Autoras (s) autorizan a Signótica a publicar artículo, si es aceptado, firmando su contribución como original y no sometida a otra editorial para publicación. En caso de aceptación y publicación, artículos de Signo tienen licencia Creative Comons BY-NC-ND (Asignación + NoComercial + SemDerivaciones)