Políticas, crenças e atitudes em contexto multilíngue

Autores/as

  • Adriana Dalla Vecchia Faculdade Campo Real, Guarapuava, PR
  • Letícia Fraga Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPR), Ponta Grossa, PR

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v25i2.25329

Palabras clave:

Políticas Linguísticas, Crenças e Atitudes Linguísticas, Ensino de Línguas, Contexto Multilíngue.

Resumen

Neste artigo, demonstramos como ocorre a relação entre as políticas linguísticas adotadas pela Colônia Entre Rios, em Guarapuava-PR, e as crenças dos falantes das diferentes línguas em contato na região. Tendo em vista essa reflexão, também abordamos o ensino de línguas a partir da influência dessa relação, procurando mostrar que a hibridização linguística não coopera para o bilinguismo ideal (português/alemão clássico), pelo contrário, estorva a prática deste e a variedade local de língua alemã é a responsável pela realização problemática do alemão clássico. Para tanto, apoiamo-nos, especialmente, nas orientações de Calvet (2007), Finger (2008) e Barcelos (2004; 2006).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Dalla Vecchia, Faculdade Campo Real, Guarapuava, PR

Mestre em Linguagem, Identidade e Subjetividade pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. Professora Associada A na Faculdade Campo Real - Guarapuava/PR, atuante em Língua Portuguesa (Leitura e Produção de Textos) em cursos de áreas diversas: Direito, Enfermagem, Biomedicina, Engenharia Agronômica entre outros.

Letícia Fraga, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPR), Ponta Grossa, PR

Doutora pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa e coordena o Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade na mesma instituição. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística; Sociolinguística e Dialetologia; Linguística Aplicada. Atua principalmente nos seguintes temas: pluralidade linguística, crenças e atitudes linguísticas; políticas linguísticas; identidade; ensino de língua; variação linguística; letramento.

Publicado

2014-01-22

Cómo citar

DALLA VECCHIA, A.; FRAGA, L. Políticas, crenças e atitudes em contexto multilíngue. Signótica, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 283–308, 2014. DOI: 10.5216/sig.v25i2.25329. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/25329. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Seção Temática