Categorias aristotélicas:articulações na Análise do Discurso

Autores/as

  • Júnia Diniz Focas Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v25i2.25216

Palabras clave:

dialética, argumentação, tópicos, sentido, linguística.

Resumen

As categorias de Aristóteles, genericamente denominadas como tópicos são ainda objeto de muitas controvérsias entre lógicos, filósofos e linguistas, já que se admite serem elas uma classificação que prevê os tipos de relações lógicas que definem o que é certa ideia, exprimindo assim uma racionalidade dialética. Nesse aspecto, as categorias aristotélicas expressam uma transcendência da linguagem humana, tendo em vista que há uma ultrapassagem da simples significação para o entendimento das coisas em si mesmas ou que a verdade das proposições encontra-se no discurso e nos sujeitos. E é exatamente essa questão que Benveniste discute, dizendo-nos que, muito além de uma estruturação de pensamento, as categorias representam o lugar das relações linguísticas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Júnia Diniz Focas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG

Professora Doutora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Área de pesquisa: Análise do Discurso, pesquisa em Ética do Discurso, com fundamentação em Jurgen Habermas e Karl Otto-Apel.

Publicado

2014-01-22

Cómo citar

FOCAS, J. D. Categorias aristotélicas:articulações na Análise do Discurso. Signótica, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 497–509, 2014. DOI: 10.5216/sig.v25i2.25216. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/25216. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigo