A circularidade entre sistemas semióticos como apoio ao(s) letramento(s) na escola inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v25i2.23692Palabras clave:
sistemas semióticos, letramentos, escola inclusiva, Sala de Recursos multifuncional.Resumen
Partindo dos conceitos de multiplicidade e circularidade da teoria sistêmica, analisou-se uma produção textual resultante de atividade aplicada em uma Sala de Recursos e refletiu-se sobre o desenvolvimento linguístico de um educando em situação de inclusão. A opção por esses conceitos, no processo de produção textual do aluno, e as concepções de inclusão, letramento(s) e sistemas semióticos fundamentam-se no conceito de linguagem como ação, pós-virada linguística. Os movimentos circulares desempenhados pelo aluno em sua atividade de produção textual reiteram a potencialidade da visão sistêmica sobre as linguagens e os letramentos como sistemas abertos em permanente mudança.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-01-22
Cómo citar
GOMES, R. S.; FRONZA, C. de A. A circularidade entre sistemas semióticos como apoio ao(s) letramento(s) na escola inclusiva. Signótica, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 349–368, 2014. DOI: 10.5216/sig.v25i2.23692. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/23692. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigo
Licencia
Autoras (s) autorizan a Signótica a publicar artículo, si es aceptado, firmando su contribución como original y no sometida a otra editorial para publicación. En caso de aceptación y publicación, artículos de Signo tienen licencia Creative Comons BY-NC-ND (Asignación + NoComercial + SemDerivaciones)