O tratamento do plágio no meio acadêmico: o caso USP

Autores/as

  • Marília Mendes Ferreira Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP
  • Alissa Persike Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v26i2.30312

Palabras clave:

plágio, universidade brasileira, letramento acadêmico

Resumen

Este artigo analisa as concepções de plágio e seu tratamento numa renomada universidade brasileira. 42% das unidades de ensino e pesquisa da universidade não apresentam nenhuma informação sobre plágio ou citações em trabalhos acadêmicos. Além  disso,  as  unidades  enfatizam  mais  as  normas  de  citação (56,2%) do que as definições de plágio (43,8%). As definições encontradas demonstram que o plágio é considerado um ato desonesto e que há falta de orientações sobre sua prevenção e/ou punição. Assim, neste texto, defende-se uma mudança de visão: o plágio precisa ser tratado como problema de escrita acadêmica e não apenas como uma questão jurídica.

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Biografía del autor/a

Marília Mendes Ferreira, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP

Professora do departamento de letras modernas , área de inglês, da Universidade de São Paulo. Possui doutorado em Linguística Aplicada pela The Penn State University (2005) e pós-doutorado pela Universidade de Bath, Reino Unido (2013). Atua tanto na graduação quanto na pós-graduação. Seus interesses de pesquisam envolvem aspectos do ensino e da aprendizagem de línguas estrangeiras sob a ótica sócio-histórico cultural e da teoria da atividade. Mais especificamente, o grupo de pesquisa que coordena - A perspectiva sócio-histórico-cultural e da atividade e o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras- investiga o desenvolvimento cognitivo – definido sob essa perspectiva teórica – proporcionado pela aprendizagem de uma língua estrangeira em contextos de ensino desenvolvimental (Davydov,1988; Hedegaard, 2002) ou não. Mais especificamente, o grupo vem se detendo em questões relativas ao ensino-aprendizagem da escrita em língua estrangeira em diversos contextos institucionais – em especial da pós-graduação- orientados pelas correntes teóricas acima e o desenvolvimento que essa atividade pode proporcionar.As pesquisas atuais do grupo se concentram no s estudos sobre letramento acadêmico em inglês na graduação e pós-graduação também sob essa perspectiva.

Alissa Persike, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP

Graduanda do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP. Bolsista de iniciação científica pelo programa Ensinar com Pesquisa da Pró-Reitoria de Graduação dessa instituição.

Publicado

2014-12-22

Cómo citar

FERREIRA, M. M.; PERSIKE, A. O tratamento do plágio no meio acadêmico: o caso USP. Signótica, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 519–540, 2014. DOI: 10.5216/sig.v26i2.30312. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/30312. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigo