Ciência e racismo nos retratos literários de Jules Verne

Autores/as

  • Edmar Guirra dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Pedro Paulo Garcia Ferreira Catharina Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v26i1.25213

Palabras clave:

Jules Verne, retratos literários, fisiognomonia, interdiscurso, racismo, habitus.

Resumen

Este texto discute a relação interdiscursiva entre o literário e o científico, isto é, entre os discursos de Jules Verne e aqueles de Lavater e Gall, tomando como corpus os retratos dos personagens dos romances Cinco semanas num balão (1863), Os filhos do capitão Grant (1867) e O Chancellor (1875). Operando no  âmbito  de  um  paralelismo  intersemiótico,  usaremos  o  conceito  de interdiscurso sintetizado por Dominique Maingueneau e Patrick Charaudeau (2002). A relação interdiscursiva que ora apresentamos está ligada à utilização e  à  naturalização  de  discursos  científicos  que  visam  a  inscrever,  cultural e  historicamente,  as  imagens  dos  personagens  de Verne,  maneira  pela  qual o autor das Viagens extraordinárias legitima seu discurso, perpetuando um habitus dominante etnocêntrico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edmar Guirra dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorando em literaturas de lingua francesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da UFRJ. Atua, principalmente, no tema Jules Verne.

Pedro Paulo Garcia Ferreira Catharina, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Professor Doutor Associado II do Departamento de Letras Neolatinas - UFRJ

Publicado

2014-11-12

Cómo citar

SANTOS, E. G. dos; GARCIA FERREIRA CATHARINA, P. P. Ciência e racismo nos retratos literários de Jules Verne. Signótica, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 217–239, 2014. DOI: 10.5216/sig.v26i1.25213. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/25213. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigo