A Filologia de Antenor Nascentes e o início, no Brasil, da Linguística Aplicada ao ensino do espanhol
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v25i2.24629Palabras clave:
Antenor Nascentes, ensino de espanhol, historiografia linguística.Resumen
Em 1919, Antenor Nascentes publicou, no Rio de Janeiro, a dissertação que apresentara ao concurso para provimento da cadeira de espanhol do Colégio Pedro II. Nessa obra, Um ensaio de phonetica differencial luso-castelhana – dos elementos gregos que se encontram no espanhol, não consta a sua justificativa, nem se especifica a sua finalidade pedagógica. Infere-se que o intuito dessa prosa era a demonstração de erudição do autor e de sua capacidade para a reflexão gramatical. Assim, a qualificação como “ensaio” do primeiro trabalho assinala a disposição de Nascentes para a ponderação contrastiva, com uma presumível intencionalidade didática, entre o espanhol e o português. Essa dissertação patenteava, porém, como, a partir de uma perspectiva filológica, era possível aplicar as gramáticas clássicas à compreensão da formação dos sons distintivos entre o espanhol e o português. Após ter acumulado prática docente no ensino da língua espanhola, Nascentes compôs duas obras, a Gramática da língua espanhola para uso dos brasileiros (1920), propositalmente dirigida para o uso na sala de aula, e a Antologia espanhola e hispano-americana (1943). Neste artigo, são sopesadas as categorias que marcaram o percurso pedagógico de Nascentes como professor de língua espanhola e analisa-se o método do ensino inerente às suas publicações.Descargas
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Publicado
2014-01-22
Cómo citar
QUINTELA, A. C.; DA COSTA, A. F. A Filologia de Antenor Nascentes e o início, no Brasil, da Linguística Aplicada ao ensino do espanhol. Signótica, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 435–452, 2014. DOI: 10.5216/sig.v25i2.24629. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/24629. Acesso em: 22 nov. 2024.
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