Aquisição de linguagem em contextos de atenção conjunta: o envelope multimodal em foco
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v24i2.18782Palabras clave:
Aquisição de LinguagemResumen
Nosso intuito é acompanhar a emergência da língua (instância multimodal) em contextos de atenção conjunta em situações naturalísticas de duas díades mãe-bebê, (08 aos 16 meses). Trabalhamos com a perspectiva de envelope multimodal, ou seja, a mescla de três componentes da dialogia – olhar, gestos e produção vocal – que emergem concomitantemente. Tomamos como premissa a noção de multimodalidade proposta por McNeill (1985) como sendo a mescla das ações gesto-vocais. Nossos resultados mostram que a mãe faz uso do plano de composição multimodal para dirigir-se à criança que, por sua vez, interage à medida que adquire os componentes da dialogia.
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Publicado
2012-09-26
Cómo citar
ÁVILA-NÓBREGA, P. V.; CAVALCANTE, M. C. B. Aquisição de linguagem em contextos de atenção conjunta: o envelope multimodal em foco. Signótica, Goiânia, v. 24, n. 2, p. 469–491, 2012. DOI: 10.5216/sig.v24i2.18782. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/18782. Acesso em: 18 may. 2024.
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Artigo
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