Espaço biográfico na biobibliografia de Bakthin: quatro espirais de um pensamento sinuoso

Autores/as

  • André Luis Mitidieri UESC Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v24i2.17013

Palabras clave:

Biobibliografia, Discurso e Representação, Espaço Biográfico, Mikhail Bakhtin.

Resumen

Neste trabalho, situamos textos nos quais podemos encontrar as formulações do pensador russo Mikhail Bakhtin sobre o “Espaço biográfico”, ou seja, acerca das formas e dos gêneros (auto)biográficos, assim como dos diálogos que essas modalidades discursivas firmam com o gênero romanesco. Depois de apresentarmos uma espécie de biobibliografia de Bakhtin, sublinhamos os pontos fundamentais de sua reflexão, no que respeitam ao lugar e às articulações das “territorialidades (auto)biográficas”. Finalmente, discutimos a implicação dos tópicos mencionados para os estudos contemporâneos de literatura e linguística.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

André Luis Mitidieri, UESC Universidade Estadual de Santa Cruz

Professor de literaturas hispânicas na Universidade Estadual de Santa Cruz. Docente efetivo de Literatura e História no Mestrado em Letras - Linguagens e Representações - da UESC e docente-colaborador junto ao Mestrado em Letras - Literatura Comparada - da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-FW)

Publicado

2012-09-24

Cómo citar

MITIDIERI, A. L. Espaço biográfico na biobibliografia de Bakthin: quatro espirais de um pensamento sinuoso. Signótica, Goiânia, v. 24, n. 2, p. 385–403, 2012. DOI: 10.5216/sig.v24i2.17013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/17013. Acesso em: 1 jul. 2024.

Número

Sección

Artigo