Poetry and crisis: high walls and honk of geese

Authors

  • Heleno Godoy Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v29i1.44866

Keywords:

Poetry and poetic crises. Poetic challenges. Poetic changes.

Abstract

This essay tries to show, through the reading of some poems e one prose fragment by different authors (Nicanor Parra, Eve Merriam, Donald Caswell, Freedom Nyamubaya and Lynn Freed), how the crises through which poetry is transformed are constituted as well as how poets of different nationalities and purposes accept the challenge and try to overcome them.

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Author Biography

Heleno Godoy, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás

Heleno Godói de Sousa ou Heleno Godoy possui licenciatura plena em Português-Inglês e Literaturas Correspondentes pela Universidade Católica de Goiás (1976), mestrado em Modern Letters pela University of Tulsa (1981) e doutorado em Letras (Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor titular de Literaturas de Língua Inglesa na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, com atuação na graduação e pós-graduação. Foi, durante trinta e dois anos, professor Adjunto de Literaturas de Língua Portuguesa e Teoria da Literatura no Departamento de Letras da Universidade Católica de Goiás, com atuação na graduação e pós-graduação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária, em que ministrou cursos de Teoria da Narrativa). Tem experiência na área de Literaturas de Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Inglesa e Teoria da Literatura (especialmente Narratologia, teoria do texto poético, teoria o texto dramático). É escritor (poeta, contista e romancista, com mais de dez livros publicados, tendo recebido vários prêmios, entre eles os das Bolsas de Publicação Hugo de Carvalho Ramos e José Décio Filho.

Published

2017-06-13

How to Cite

GODOY, H. Poetry and crisis: high walls and honk of geese. Signótica, Goiânia, v. 29, n. 1, p. Port. 38–52/Eng. 53, 2017. DOI: 10.5216/sig.v29i1.44866. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/44866. Acesso em: 4 jul. 2024.

Issue

Section

Seção Temática