Notas sobre um tratamento didático ético-emancipatório do português
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v0i0.3633Abstract
Neste artigo discuto, inicialmente, como os profissionais de linguagem vêem a sua essencialidade diante de um mercado utilitarista, que lhes reserva a tarefa de guardiões da variedade culta da língua, instrumentalizada na gramática tradicional e no uso dos textos literários dos mais importantes escritores da língua. Num segundo momento, discuto as possibilidades de trabalho com oensino do português nos Cursos de Letras, assumindo que a eles cabe o papel não só de instrumentalizar as pessoas lingüística e literariamente, “capacitandoas” para o mercado de trabalho, mas também de prepará-las para que, diante da modernidade estressante, possam desenvolver a capacidade de fruição estética de textos literários.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2008-04-01
How to Cite
BARONAS, R. L. Notas sobre um tratamento didático ético-emancipatório do português. Signótica, Goiânia, p. 21–36, 2008. DOI: 10.5216/sig.v0i0.3633. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/3633. Acesso em: 23 nov. 2024.
Issue
Section
Article
License
Author (s) authorize Signótica to publish an article, if accepted, signing its contribution as original and not submitted to another publisher for publication. In case of acceptance and publication, Signótica's articles are Creative Comons BY-NC-ND (Attribution + Non-Commercial + Non-Derivatives)