Brazilian universities’ approach to plagiarism : the USP case

Authors

  • Marília Mendes Ferreira Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP
  • Alissa Persike Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v26i2.30312

Keywords:

plagiarism, Brazilian university, academic writing.

Abstract

This  article  examines  the  concepts  of  plagiarism  and  its  approach  by  a prestigious Brazilian university - USP. 42% of its institutes do not provide any  information  about  plagiarism  and  citations  in  academic  papers  in  their websites. They emphasized the citation rules (56.2%) more than the definition of plagiarism (43.8%). Plagiarism was defined as a dishonest act but without guidelines  for  its  prevention  or  punitive  measures. The  article  argues  for  a change of view on the issue: it has to be conceived as a problem of academic writing instruction rather than only as a legal issue.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marília Mendes Ferreira, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP

Professora do departamento de letras modernas , área de inglês, da Universidade de São Paulo. Possui doutorado em Linguística Aplicada pela The Penn State University (2005) e pós-doutorado pela Universidade de Bath, Reino Unido (2013). Atua tanto na graduação quanto na pós-graduação. Seus interesses de pesquisam envolvem aspectos do ensino e da aprendizagem de línguas estrangeiras sob a ótica sócio-histórico cultural e da teoria da atividade. Mais especificamente, o grupo de pesquisa que coordena - A perspectiva sócio-histórico-cultural e da atividade e o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras- investiga o desenvolvimento cognitivo – definido sob essa perspectiva teórica – proporcionado pela aprendizagem de uma língua estrangeira em contextos de ensino desenvolvimental (Davydov,1988; Hedegaard, 2002) ou não. Mais especificamente, o grupo vem se detendo em questões relativas ao ensino-aprendizagem da escrita em língua estrangeira em diversos contextos institucionais – em especial da pós-graduação- orientados pelas correntes teóricas acima e o desenvolvimento que essa atividade pode proporcionar.As pesquisas atuais do grupo se concentram no s estudos sobre letramento acadêmico em inglês na graduação e pós-graduação também sob essa perspectiva.

Alissa Persike, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP

Graduanda do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP. Bolsista de iniciação científica pelo programa Ensinar com Pesquisa da Pró-Reitoria de Graduação dessa instituição.

Published

2014-12-22

How to Cite

FERREIRA, M. M.; PERSIKE, A. Brazilian universities’ approach to plagiarism : the USP case. Signótica, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 519–540, 2014. DOI: 10.5216/sig.v26i2.30312. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/30312. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Article