The teenage consumer identity in Gaturro’s comic strips

Authors

  • Rogério Casanovas Tilio Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ
  • Valdiney da Costa Lobo Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, Faculdades Integradas Simonsen, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v26i2.25755

Keywords:

consumption, teenager, comic strips.

Abstract

The main focus of this article is to analyze the nature of teenage identities constructed in Gaturro comic strips: if they match either an essentialist and homogeneous or an heterogeneus view of social identities based on fragmented sociocultural  practices.  The  analysis  follow  Hall  ([1992]  2006)  and  Silva (2000),  concerning  contemporary  social  identities,  and  Bakhtin’s  ([1979] 1997) concept of speech genres, whose categories serve also as methodological categories  for  the  analysis.  The  results  show  the  profile  depicted  of  the teenager consumer is still homogeneous and standardized, not compatible with fragmented contemporary society.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rogério Casanovas Tilio, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ

Possui Doutorado em Letras (Estudos da Linguagem - PUC-Rio, 2006), Mestrado em Lingüística Aplicada (Interação e Discurso - UFRJ, 2001), Especialização em Língua Inglesa (PUC-Rio, 1998), Licenciatura em Língua Inglesa (Universidade Santa Úrsula, 1995) e Bacharelado em Ciências Econômicas (UERJ, 1994). É Professor Adjunto de Língua Inglesa e Coordenador do Departamento de Letras Anglo-germânicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atua no Setor de Língua Inglesa e no Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada. É também o coordenador de área de Inglês do PIBID-CAPES na instituição. Seu projeto de pesquisa intitula-se "Práticas identitárias no livro didático: circulação de discursos e vozes na construção do conhecimento", e seus interesses de pesquisa incluem: avaliação e produção de material didático, multiletramentos e novos letramentos, ensino de língua materna e estrangeira, formação de professores, a natureza socioconstrucionista do discurso e das identidades sociais, e Linguística Sistêmico-funcional. É tesoureiro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) no biênio 2011-2013.

Valdiney da Costa Lobo, Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, Faculdades Integradas Simonsen, Rio de Janeiro, RJ

Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense  (UFF). Especialista em língua espanhola e literaturas hispânicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciado em Letras Português/Espanhol. Avaliador do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2014 - Língua estrangeira moderna Espanhol. Membro da diretoria da Associação de Professores de Espanhol do Estado do Rio de Janeiro - APEERJ - no biênio 2012-2014. Professor de língua espanhola, nível 7, da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias. Docente das Faculdades Integradas Simonsen. Pesquisa sobre ensino/aprendizagem de língua espanhola e materna, linguística aplicada ao ensino de línguas estrangeiras, gêneros discursivos, multiletramentos, letramento crítico, histórias em quadrinhos, identidades adolescentes e consumo juvenil.

Published

2014-12-22

How to Cite

TILIO, R. C.; LOBO, V. da C. The teenage consumer identity in Gaturro’s comic strips. Signótica, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 415–436, 2014. DOI: 10.5216/sig.v26i2.25755. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/25755. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Article