O livro didático e as atividades de leitura do gênero discursivo entrevista

Authors

  • Cristiane Malinoski Pianaro Angelo Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Irati, PR
  • Loremi Loregian Penkal Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Irati, PR

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v25i2.25061

Keywords:

atividades de leitura, gênero entrevista, livro didático

Abstract

Fundamentado nos pressupostos bakhtinianos, este artigo busca analisar as atividades de leitura do gênero entrevista apresentadas no livro didático Português: uma proposta para o letramento, de Magda Soares, publicado em 2002. Os resultados da análise apontam que as propostas do livro podem suscitar importantes reflexões nas aulas de Língua Portuguesa, pois nele há questões que despertam no aluno a réplica ativa. Além delas, em sala de aula, há outras questões que podem ser apresentadas pelo professor como, por exemplo, as noções de interlocutor e autoria; a finalidade social da entrevista; os vínculos entre a seleção das marcas linguísticas e as condições de produção.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Irati, PR

Docente do Departamento de Letras/ UNICENTRO/ Campus de Irati. Área: Linguística Aplicada.

Loremi Loregian Penkal, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Irati, PR

Docente do Departamento de Letras/ UNICENTRO/ Campus de Irati. Área: Linguística

Published

2014-01-22

How to Cite

ANGELO, C. M. P.; PENKAL, L. L. O livro didático e as atividades de leitura do gênero discursivo entrevista. Signótica, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 453–472, 2014. DOI: 10.5216/sig.v25i2.25061. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/25061. Acesso em: 18 may. 2024.

Issue

Section

Article