Letramentos do mundo da vida e letramentos de sistemas: revisitando os letramentos dominantes
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v25i2.23124Keywords:
etnografia do letramento, letramentos do mundo da vida e de sistemas, analfabetismo.Abstract
Neste artigo, discuto a noção de letramentos dominantes, relativamente estabelecida na literatura dos Estudos do Letramento, com base em uma etnografia de letramentos (cf. Barton e Hamilton , 1998) realizada em duas localidades socioeconomicamente diferenciadas no Distrito Federal. Faço uma reflexão geral sobre a relação entre letramentos vernaculares e dominantes, empregando os construtos de mundo da vida e de sistemas, conforme Habermas (1987), transpondo-os para criar as categorias de letramentos do mundo da vida e letramentos de sistemas. Em seguida, utilizo-me da distinção entre letramentos do mundo da vida e de sistemas vinculando-os a discursos de letramento a partir da análise de entrevistas com participantes da pesquisa, as quais foram realizadas com base em uma seleção de questionários previamente administrados, por critério de proporcionalidade de variáveis em amostragem por conveniência (Rios, 2009). Minha discussão estende-se a consequências negativas que os letramentos de sistemas impõem às pessoas, especialmente o adulto não alfabetizado.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Author (s) authorize Signótica to publish an article, if accepted, signing its contribution as original and not submitted to another publisher for publication. In case of acceptance and publication, Signótica's articles are Creative Comons BY-NC-ND (Attribution + Non-Commercial + Non-Derivatives)