A cultura ornamental e a crítica à precariedade intelectual brasileira em “Teoria do Medalhão”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v37.79373

Palavras-chave:

Machado de Assis, ironia literária, intelectualidade nacional

Resumo

Este artigo tem como finalidade discutir a forma como Machado de Assis constrói no conto “Teoria do medalhão” uma crítica à precariedade intelectual da alta sociedade fluminense do final do século XIX. Problematizaremos como o leitor pressuposto é convocado a sair de uma posição de passividade frente aos corriqueiros modos de existência da mediocridade intelectual do Segundo Reinado. Para isso, a narrativa emprega procedimentos composicionais complexos, como a ironia e outros recursos estéticos, os quais exigem uma leitura reflexiva do receptor. Para fundamentar a discussão, os estudos de Perrot (2006), Bosi (2007), Chalhoub (2010), entre outros, serão convocados.

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Publicado

2025-04-08

Como Citar

CHACON, L. G.; CRUVINEL, L. W. F. A cultura ornamental e a crítica à precariedade intelectual brasileira em “Teoria do Medalhão”. Signótica, Goiânia, v. 37, p. e79373, 2025. DOI: 10.5216/sig.v37.79373. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/79373. Acesso em: 18 abr. 2025.

Edição

Seção

Estudos Literários