O uso combinado de tandem e de teletandem na aprendizagem de inglês e de Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v37.79254

Palavras-chave:

Libras, inglês, tandem e teletandem

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa que fez uso combinado de tandem e de teletandem para a aprendizagem de uma língua oral, a inglesa, e uma língua de sinais, a Libras. A língua inglesa foi ensinada para fins de leitura instrumental e a Libras para a aprendizagem de vocabulário específico das áreas de Tradução e de Interpretação. Os resultados indicam que a combinação de sessões de tandem e de teletandem possibilitaram a aquisição de conhecimentos desejados pelos participantes, tais como a aprendizagem de estruturas básicas para leitura em inglês, bem como a aprendizagem de novo vocabulário na área de Libras.

Downloads

Referências

ALIBIR, Amparo Hurtado. A aquisição da competência tradutória: aspectos teóricos e didáticos. In: PAGANO, Adriana; MAGALHÃES, Célia; ALVES, Fábio (org.). Competência em tradução, cognição e discurso. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. p. 19-57.

ARANHA, Solange; CAVALARI, Suzi Marques Spatti. Institutional integrated teletandem: What have we been learning about writing and peer feedback? DELTA (Revista de Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada), São Paulo, v. 31, n. 3, p. 763-780, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/ZJLKGpcTJGJFRTdFsYzd3Tt/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 20 maio 2019.

ARAÚJO, Marco André; FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de. Interação e colaboração no processo de escrita e reescrita de textos em língua inglesa. Revista Desempenho, Brasília, v. 24, p. 1-20, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9415/8320. Acesso em: 2 jan. 2016.

BARROS, Mariângela Estelita. ELiS: sistema brasileiro de escrita das línguas de sinais. Porto Alegre: Ed. Penso, 2015.

BELZ, Julie A. Social dimensions of telecollaborative foreign language study. Language Learning & Technology, Mānoa, v. 6, n. 1, p. 60-81, 2002. Disponível em: https://scholarspace.manoa.hawaii.edu/server/api/core/bitstreams/70352f80-9e5d-4b02-9275-1a2a315e1673/content. Acesso em: 13 jul. 2003.

BRAMMERTS, Helmut. Aprendizagem autónoma de línguas em tandem: desenvolvimento de um conceito. In: DELILLE, Karl Heinz; CHICHORRO, Adelaide. (org.). Aprendizagem autónoma de línguas em tandem. Lisboa: Edições Colibri, 2002. p. 15-25.

BRITTO, Marisa M. Jenkins de. Michaelis Inglês: Gramática Prática. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

BROOKS, Frank.; DONATO, Richard. Vygotskyan approaches to understanding foreign language learner discourse during communicative tasks. Hispania, v. 77, n. 2, p. 262-274, 1994. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/344508. Acesso em: 12 jan. 2001. Acesso em: 13 nov. 2024.

BROWN, Douglas. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. White Plains, NY: Longman, 2000.

BRUFFEE, Kenneth A. Collaborative learning: Higher education, interdependence, and the authority of knowledge. London: The Johns Hopkins University Press, 1999.

CAVALARI, Suzi Marques Spatti; ARANHA, Solange. Teletandem: Integrating e-learning into the language classroom. Acta Scientiarum: Language and Culture, Maringá, v. 38, n. 4, p. 327-336, 2016. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/28139/pdf. Acesso em: 11 ago. 2018.

CAVALARI, Suzi Marques Spatti.; FRESCHI, Ana Carolina. A correção de erros e as relações entre avaliação por pares e autoavaliação no ambiente Teletandem. Revista do GEL, v. 15, n. 3, p. 194-213, 2018. Disponível em: https://revistadogel.emnuvens.com.br/rg/article/view/2413/1456. Acesso em: 25 ago. 2020.

DÖRNYEI, Zoltán. Motivational strategies in the language classroom. London: Cambridge University Press, 2002.

FERNANDES, Carla Caballero; ROMEIRO, Camila de Araújo. A contribuição da datilologia como estratégia metodológica no processo de alfabetização. Revista Diálogos, Cuiabá, v. 4, n. 1, p. 170-185, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/3746/pdf. Acesso em: 4 set. 2018.

FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de. A aprendizagem colaborativa de línguas: considerações conceituais e aplicações em distintos contextos. In: FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de (org.). A aprendizagem colaborativa de línguas. 2. ed. Goiânia: Ed. UFG, 2018. p. 13-57.

FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de. Vygotsky: a interação no ensino/aprendizagem de línguas. São Paulo: Parábola, 2019.

FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de. A aprendizagem de línguas adicionais: da colaboração à telecolaboração. In: CARREIRA, Rosângela Aparecida Ribeiro; OLIVEIRA, Weber Félix de; ELIAKIM, Jonatas. (org.). Discurso em perspectiva. São Paulo: Blucher, 2022. p. 59-92.

FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de. The use of project pedagogy in teletandem sessions: the points of view of Brazilian and Argentine learners. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 18, p. 1-38, 2024. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/72558/38955. Acesso em: 30 jul. 2024.

FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de; OLIVEIRA, Eliane Carolina. Sobre métodos, técnicas e abordagens. In: FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de. (org.). Formação de professores de línguas estrangeiras: princípios e práticas. Goiânia: Ed. UFG, 2017. p. 11-41.

FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de; SILVA, Suelene Vaz da. Do tandem ao teletandem: estudos sobre o uso da colaboração na aprendizagem de línguas em contexto virtual. In: JORDÃO, Clarissa Menezes (org.). A linguística aplicada no Brasil: rumos e passagens. Campinas, SP: Pontes, 2016. p. 309-336.

GARCIA, Daniela Nogueira de Moraes. O que os pares de teletandem (não) negociam. São Paulo: Editora UNESP, 2013.

GILE, Daniel. Testando a hipótese da “corda bamba” do modelo dos esforços na interpretação simultânea - uma contribuição. Tradução de Markus J. Weininger; Giovana B. F. dos Santos; Diego M. Barbosa. Cadernos de Tradução, Florianópolis, v. 35, n. especial 2, p. 590-647, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/traducao/article/view/2175-7968.2015v35nesp2p590/30700. Acesso em: 22 fev. 2018.

GONÇALVES, Alberto. Inglês para leitura: 1250 termos essenciais para vestibulares, mestrado e doutorado. São Paulo: Arte Acadêmica, 2008. Coleção Speedy Study.

GOODMAN, Kenneth S. Reading: A psycholinguistic guessing game. Journal of the Reading Specialist, Philadelphia, v. 6, n. 4, p. 126-135, 1967. Disponível em: https://www.uel.br/pessoal/sreis/pages/arquivos/TEXTOS/LEITURA%20EM%20LINGUA%20INGLESA/GOODMAN_Reading_a%20psycholinguistic%20guessing%20game.pdf. Acesso em: 10 dez. 2017.

HUTCHINSON, Tom; WATERS, Alan. English for Specific Purposes: A learning-centred approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

JANZEN, Joy. Teaching strategic reading. In: RICHARDS, Jack; RENANDYA, Willy (org.). Methodology in language teaching: An anthology of current practice. London: Cambridge University Press, 2002. p. 287-294.

LANTOLF, James P. Sociocultural theory and second language learning. Hong Kong: Oxford University Press, 2000.

MENEZES, Ronny Diogenes. Tandem: novas formas de aprender e ensinar Libras e português. Revista Extensão & Sociedade, Natal, v. 12, n. 2, p. 96-111, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/26049/15242. Acesso em: 30 abr. 2023.

MENEZES, Ronny Diogenes.; SILVA, Ana Caroline Pereira; SOUZA, Fábio Marques. Guia para a implantação do Tandem Libras/Português. São Paulo: Mentes Abertas, 2020.

NIETO, Carmen Helena Guerrero. Applications of Vygotskyan concept of mediation in SLA. Colombian Applied Linguistics Journal, Bogotá, n. 9, p. 213-228, 2007. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/calj/article/view/3152/4535/. Acesso em: 14 jan. 2018.

NUNAN, David. Research methods in language learning. New York: Cambridge University Press, 1992.

O’DOWD, Robert. From telecollaboration to virtual exchange: State-ofthe- art and the role of UNICollaboration in moving forward. Journal of Virtual Exchange, Groningen, v. 1, p. 1-23, 2018. Disponível em: https://journal.unicollaboration.org/article/view/35567. Acesso em: 20 ago. 2023.

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Métodos de ensino de inglês: teorias, práticas, ideologias. São Paulo: Parábola, 2014.

OLIVEIRA, Quintino Martins de. A aprendizagem de Libras e de português em contexto de tandem: um estudo com alunos do curso de Letras: Libras da UFG. 2017. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/items/a6739b8f-e419-4a8f-9128-a8d52c29193b. Acesso em: 11 nov. 2024.

OLIVEIRA, Quintino Martins de; FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de. Aprendizagem de Libras e português em contexto de tandem: um estudo realizado com uma aluna surda e uma ouvinte da Universidade Federal do Tocantins. Caderno Seminal Digital, Rio de Janeiro, v. 28, n. 28, p. 1-24, 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/28833/22089. Acesso em: 20 dez. 2017.

OLIVEIRA, Quintino Martins de; FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de. O processo de ensino-aprendizagem de português escrito para surdos em sessões de tandem. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 23, n. 4, p. 1179-1203, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/18511/12037. Acesso em: 20 dez. 2020.

PEREIRA FILHO, Sidnei Antonio. A correção por pares nas sessões orais de teletandem em língua inglesa: um estudo longitudinal. 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São José do Rio Preto, 2022.

QUADROS, Ronice; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

RICHARDS, Jack.; RODGERS, Theodore. Approaches and methods in language teaching: a description and analysis. London: Cambridge, 1999.

ROMANHOL, Thaysa dos Anjos Silva; FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de; OLIVEIRA-SILVA, Claudiney Maria de. Análise de um livro de tarefas de língua brasileira de sinais (Libras)/português a partir dos princípios da aprendizagem colaborativa. Revista X, Curitiba, v. 18, n. 2, p. 354-382, 2023. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/90632. Acesso em: 12 jan. 2024.

SILVA, Maria Patrícia da. Tandem Libras/Português: Uma experiência com graduandos do Curso de Pedagogia do Ceres-Caicó/RN. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ensino Superior do Seridó, Departamento de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019. Disponível em: https://oasisbr.ibict.br/vufind/Record/UFRN_53125defc957f72f17b023c8a104478a. Acesso em: 20 maio 2021.

SOUZA, Ricardo Augusto de. Telecolaboração na aprendizagem de línguas estrangeiras: um pouco de história do contexto de tandem. In: FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de (org.). A aprendizagem colaborativa de línguas. 2. ed. rev. ampl. Goiânia: Ed. UFG, 2018. p. 297-324.

TELLES, João Antonio.; VASSALLO, Maria Luisa. Teletandem: uma proposta alternativa no ensino/aprendizagem assistidos por computadores. In: TELLES, João Antônio (org.). Teletandem: um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Campinas, SP: Pontes, 2009. p. 43-61.

VASSALLO, Maria Luisa.; TELLES, João Antonio. Ensino e aprendizagem de línguas em tandem: princípios teóricos e perspectivas de pesquisa. In: TELLES, João Antônio (org.). Teletandem: um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Campinas: Pontes, 2009. p. 17-28.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2025-01-13

Como Citar

SANTOS, G. B. F. dos; FIGUEIREDO, F. J. Q. de. O uso combinado de tandem e de teletandem na aprendizagem de inglês e de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Signótica, Goiânia, v. 37, p. e79254, 2025. DOI: 10.5216/sig.v37.79254. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/79254. Acesso em: 29 mar. 2025.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos