Cinema de poesia em Abril Despedaçado (2001) e Lavoura Arcaica (2001): uma análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v36.77370

Palavras-chave:

cinema de poesia, Lavoura Arcaica, Abril Despedaçado, Luiz Fernando Carvalho, Walter Salles

Resumo

O trabalho tem como objetivo analisar a presença da poesia como elemento norteador na construção fílmica de Abril Despedaçado (2001), de Walter Salles, e Lavoura Arcaica (2001), de Luiz Fernando Carvalho. Nossa hipótese se baseia na definição de Cinema de Poesia cunhada por Pasolini (1966), que propõe que alguns filmes têm, estruturalmente, elementos típicos da poesia, como a metalinguagem ou a ênfase nos elementos formais. Assim, procuramos aproximar filmes citados no intuito de explicitar os elementos poéticos presentes na estrutura de ambos. Para tal proposta, utilizaremos, além de Pasolini (1966), Paz (1982), Sarvernini (2004), Andrade (2010).

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Biografia do Autor

Heitor Pimenta, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará, Brasil, heitor2014@hotmail.com

Mestre em Letras pela URCA.

Ana Carolina Negrão Berlini de Andrade, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará, Brasil, nba.anacarolina@gmail.com

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da URCA.

Referências

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Publicado

2024-09-16

Como Citar

PIMENTA, H.; ANDRADE, A. C. N. B. de. Cinema de poesia em Abril Despedaçado (2001) e Lavoura Arcaica (2001): uma análise. Signótica, Goiânia, v. 36, p. e77370, 2024. DOI: 10.5216/sig.v36.77370. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/77370. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários