A procura do gênero auto em Portugal e o processo de consolidação da Nação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v36.77324

Palavras-chave:

auto, gênero, conquista, Nação portuguesa

Resumo

A herança ibérica dos autos demonstra um ato de humanismo na literatura portuguesa. A teoria do teatro já classificou os autos como peças de um ato só, e é neste sentido que se encontra meu contributo. O objetivo é mostrar como os autos atravessaram séculos e foram para as ex-colônias como instrumentos de conquista, para humanizar as pessoas dos novos continentes. A revisão bibliográfica abrange definições em dicionários, passando para autores como Carolina Michaelis, Pimpão, Teófilo Braga, Augusto Cardoso Bernardes e José Camões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizangela Pinheiro, Universidade do Porto (U.Porto), Porto, Portugal, eliangelus1@gmail.com

Doutorado em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos pela U.Porto.

Referências

BEAU, Albin Eduard. Duas conferências inéditas sobre o teatro. Coimbra: Faculdade de Letras, 1977.

BERNARDES, José Augusto Cardoso. Sátira e Lirismo. Lisboa: Temas portugueses, 2006.

BRAGA, Theóphilo. História do Theatro portuguez: a comédia clássica e as tragicomédias, século XVI-XVII. Porto: Imprensa, 1870.

CALDERÓN, Demetrio Estébanez. Diccionario de términos literários: alianza Diccionarios. Madrid: Alianza Editorial, 1996.

DIDIER, Béatrice. Dictionaire universel des littératures. Paris: Universitaires de France, 1994.

FO, Dario. Manual mínimo do autor. São Paulo: Ed. SENAC, 1999.

GASSNER, Jhon. Mestres do Teatro I. Tradução de Alberto Guziki e J. Guinsburg. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007. (Coleção Estudos Literários).

MATEUS, Osório. De teatro e outras escritas. Lisboa: Quimera, 2003.

MICHAELIS, Carolina. Autos Portugueses de Gil Vicente y de la escuela vicentina. Introdução de de Carolina Michäelis de Vasconcelos. Madrid: Facsímil, 1922. (Cartas de Carolina Michäelis à Sabugosa).

PICCHIO, Luciana-Stegagno. História do Teatro Português. Tradução de Manuel de Lucena. Lisboa: Portugália, 1969.

PRATT, Oscar de. Gil Vicente: notas e comentários. Lisboa: Livraria Clássica Editora, 1979.

PRATT, Oscar de. Gil Vicente: Notas e comentários. Lisboa: Livraria Clássica Editora, 1970.

RODRIGUES, Maria Idalina. História do Teatro Português: de Gil Vicente ao Teatro de Setecentos. Lisboa: Imprensa Nacional, 2006.

SANTOS, Zulmira. Da Corte Sancta à Corte Santíssima em Portugal. Porto: Flup, repositório, 1993.

TEYSSIER, Paul. Gil Vicente: o autor e a obra. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 2005.

TOBAR, Maria Luísa. La estructura de la comédia vicentina. Madrid: Messana, 1990.

Downloads

Publicado

2024-09-12

Como Citar

PINHEIRO, E. A procura do gênero auto em Portugal e o processo de consolidação da Nação. Signótica, Goiânia, v. 36, p. e77324, 2024. DOI: 10.5216/sig.v36.77324. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/77324. Acesso em: 30 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Estudos Literários