“O armário quer se abrir” na poesia do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v35.75118Palavras-chave:
Poesia, Horácio Costa, Cânone, Trans-homoculturaResumo
Entrevista realizada com o poeta Horácio Costa entre 22 e 24 de outubro de 2022 para compor a tese Configurações do homoerotismo masculino na poesia do Brasil (SILVA, 2022)1. A pesquisa investiga a temática em parte da produção poética do país entre os séculos XVII e XXI e desemboca em A hora e vez de Candy Darling (2016), do escritor entrevistado. As perguntas a seguir perscrutam aspectos gerais de sua poesia e deslindam alguns elementos dessa importante obra. A poesia do paulistano vem desafiando o heterocentrismo do cânone literário brasileiro e se destacado, entre outras características, pelo uso de referências trans-homoculturais.
Downloads
Referências
COSTA, Horácio. A hora e vez de Candy Darling. Goiânia: Martelo, 2016.
SILVA, Michael. Configurações do homoerotismo masculino na poesia do Brasil. 2022. 214f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Signótica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras(es) autorizam a Signótica a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Signótica possuem licença Creative Comons CC-BY.