A proxêmica linguístico-discursiva contextualmente indexicalizada: vestígios de (as)simetria na interação professora e aluno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v35.74313

Palavras-chave:

Proxêmica linguístico-discursiva, Indexicalidade, Ensino, (As)simetria interacional

Resumo

É na interface entre a Sociolinguística Interacional e a Pragmática, situadas em uma abordagem sociocognitiva, que almejo investigar como uma professora brasileira e um estudante estrangeiro, ambos/as atores/atrizes sociais do curso de Engenharia de uma instituição pública de ensino superior, avaliam os próprios usos linguístico-discursivos que, por meio de mecanismos proxêmicos, estabelecem relações mais/menos simétricas. Adotando uma perspectiva (micro)etnográfica, analiso cinco excertos interacionais resultantes das entrevistas semiestruturadas feitas com o aluno e com a professora. Em síntese, constato que o uso da primeira pessoa, como estratégia de redução da distância interlocutiva, é percebida como favorável à relação de ensino e de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Rodrigo Albuquerque, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF

Professor na Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF.

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Publicado

2023-07-12

Como Citar

ALBUQUERQUE, R. A proxêmica linguístico-discursiva contextualmente indexicalizada: vestígios de (as)simetria na interação professora e aluno. Signótica, Goiânia, v. 35, p. e74313, 2023. DOI: 10.5216/sig.v35.74313. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/74313. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos