Revisão textual pelo viés dialógico na formação docente inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v33.65757

Palavras-chave:

Revisão textual. Dialogismo. Formação docente.

Resumo

Sustentados pelos pressupostos do dialogismo do Círculo de Bakhtin e pelas suas (re)enunciações na Linguística Aplicada, objetiva-se discutir aspectos do processo de revisão textual pela perspectiva dialógica, na formação docente inicial. Para tanto, são analisados três registros de um estudo de caso realizado na graduação em Letras, em que se problematiza a confluência entre teoria dialógica, metodologias e práticas para execução do processo. Os resultados demonstram que: a) a escolha metodológica não define o processo como dialógico ou não-dialógico; b) os conceitos embasadores da concepção dialógica orientam produtivamente a intervenção no texto e a seleção metodológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. O texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas. In: BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. 1. ed. Organização, tradução, posfácio e notas: Paulo Bezerra. Notas da edição russa: Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016a [1976].

______. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. 1. ed. Organização, tradução, posfácio e notas: Paulo Bezerra. Notas da edição russa: Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016b [1978].

______. Por uma metodologia das ciências humanas. In: BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Organização, tradução, posfácio e notas: Paulo Bezerra. Notas da edição russa: Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2017 [1975].

BELOTI, Adriana. A formação teórica, metodológica e prática dos conceitos de revisão e reescrita no PIBID de Língua Portuguesa. 2016. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016. Disponível em: <http://www.ple.uem.br/defesas/pdf/abeloti.do.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2019.

BRAIT, Beth; MELO, Rosilene de. Enunciado/enunciado concreto/enunciação. In: BRAIT, Beth (org). Bakhtin: conceitos-chave. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

FIAD, Raquel S.; MAYRINK-SABINSON, M. Laura T. A escrita como trabalho. In: MARTINS, M. Helena (Org.). Questões de linguagem. 3. ed. São Paulo: Contexto,1993. p.54-63.

FUZA, Ângela Francine; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; MENEGASSI, Renilson José. Concepções de linguagem e o ensino da leitura em língua materna. Linguagem e Ensino, Pelotas, RS, v. 14, n. 2, p. 479-501, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/36>. Acesso em: 07 jan. 2019.

GERALDI, João Wanderley. Portos de Passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997 [1991].

______. Dialogia: do discurso à estrutura sintática. In: RODRIGUES, Rosângela Hammes; PEREIRA, Rodrigo Acosta (orgs.). Estudos dialógicos e pesquisas em Linguística Aplicada. São Carlos: Pedro & João editores, 2016.

HAYES, John R.; FLOWER, Linda. Identifying the Organization of Writing Process. In: GREGG, Lee; STEINBERG, Erwin (Org.). Cognitive processes in writing. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 1980, p. 3-30.

MENEGASSI, Renilson José. A revisão de textos na formação docente inicial. In: GONÇALVES, Adair Vieira; BAZARIM, Milene (orgs.). Interação, gêneros e letramento: a (re)escrita em foco. Campinas: Pontes editores, 2013.

MENEGASSI, Renilson José; CAVALCANTI, Rosilene da Silva de M. Conceitos axiológicos bakhtinianos em propaganda impressa. Alfa. São Paulo, v. 57 (2), 433-449, 2013. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/download/5133/4669>. Acesso em: 16 nov. 2018.

MENEGASSI, Renilson José. A escrita como trabalho na sala de aula. In: JORDÃO, Clarissa Menezes (org.). A Linguística Aplicada no Brasil: rumos e passagens. Campinas: Pontes, 2016.

MENEGASSI, Renilson José; GASPAROTTO, Denise Moreira. Revisão textual-interativa: aspectos teórico-metodológicos. Domínios de linguagem, Uberlândia, MG, v. 10, n. 3, 2016. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/33021>. Acesso em: 07 jan. 2019.

_______. Revisão dialógica: princípios teórico-metodológicos. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 19, n. 1, p. 107-124, jan./abr. 2019.

_______. As práticas de revisão textual-interativa: apontamento, questionamento e comentário. In: FUZA, A. F. et al. (orgs.) Interação e escrita no ensino de língua. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.

RUIZ, Eliana Maria Severino Donaio. Como se corrige redação na escola. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP, 1998. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269074>. Acesso em 09 jan. 2019.

SERAFINI, Maria Teresa. Como escrever textos. Tradução: Maria Augusta Bastos de Mattos. Adaptação: Ana Luísa Marcondes Garcia. 7. ed. São Paulo: Globo, 1995.

SOBRAL, Adail; GIACOMELLI, Karina. Gêneros, marcas linguísticas e marcas enunciativas: uma análise discursiva. In: SOUZA, Sweder; SOBRAL, Adail (orgs.). Gêneros, entre o texto e o discurso: questões conceituais e metodológicas. Campinas: Mercado de Letras, 2016.

STELLA, Paulo Rogério. Palavra. In: BRAIT, Beth (org). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2010.

VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. A construção da enunciação. In: VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. A construção da enunciação e outros ensaios. Organização, tradução e notas: João Wanderley Geraldi. Edição e supervisão da tradução: Valdemir Miotello. São Carlos: Pedro e João Editores, 2013a [1930].

______. Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e EkaterinaVólkova Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017 [1929], 373p.

______. Palavra na vida e a palavra na poesia. Introdução ao problema da poética sociológica. In: VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. A construção da enunciação e outros ensaios. Organização, tradução e notas: João Wanderley Geraldi. Edição e supervisão da tradução: Valdemir Miotello. São Carlos: Pedro & João editores, 2013b [1926].

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Tradução: Daniel Grassi. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2021-09-03

Como Citar

CZEREVATY , P. C. .; ANGELO, C. M. P. .; MENEGASSI , R. J. . Revisão textual pelo viés dialógico na formação docente inicial. Signótica, Goiânia, v. 33, p. e65757, 2021. DOI: 10.5216/sig.v33.65757. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/65757. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos