Revisão textual pelo viés dialógico na formação docente inicial

Autores

  • Paulo Cezar Czerevaty Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati, Paraná, Brasil. E-mail: pauloivai@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-8915-2638
  • Cristiane Malinoski Pianaro Angelo Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati, Paraná, Brasil. E-mail: cristiane.mpa@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-2297-890X
  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil. E-mail: renilson@wnet.com.br https://orcid.org/0000-0001-7797-811X

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v33.65757

Palavras-chave:

Revisão textual. Dialogismo. Formação docente.

Resumo

Sustentados pelos pressupostos do dialogismo do Círculo de
Bakhtin e pelas suas (re)enunciações na Linguística Aplicada, objetiva-se
discutir aspectos do processo de revisão textual pela perspectiva dialógica, na formação docente inicial. Para tanto, são analisados três registros
de um estudo de caso realizado na graduação em Letras, em que se
problematiza a confluência entre teoria dialógica, metodologias e práticas para execução do processo. Os resultados demonstram que: a) a
escolha metodológica não define o processo como dialógico ou não-dialógico; b) os conceitos embasadores da concepção dialógica orientam
produtivamente a intervenção no texto e a seleção metodológica.

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Publicado

03-09-2021

Como Citar

Czerevaty , P. C. ., Angelo, C. M. P. ., & Menegassi , R. J. . (2021). Revisão textual pelo viés dialógico na formação docente inicial. Signótica, 33. https://doi.org/10.5216/sig.v33.65757

Edição

Seção

Estudos Linguísticos