Efeitos de sentido da nominalização “privatização” no discurso da imprensa
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v20i2.6083Resumo
No anos 90, altera-se o modelo de desenvolvimento brasileiro: o Estado retirase de atividades econômicas, e a palavra “privatização” assume essa carga histórica. Neste trabalho, analisamos a tensão entre o histórico e o linguístico, que se estabelece com a nominalização no discurso da imprensa sobre a privatização das telecomunicações. A primeira consequência é a acentuação nas relações privadas. Além disso, a nominalização gera efeito distinto de construções com “privatizar”. “Privatização” é, assim, um processo que “independeria” de agentes.
PALAVRAS-CHAVE: privatização, nominalização, análise do discurso, memória.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras(es) autorizam a Signótica a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Signótica possuem licença Creative Comons CC-BY.