A obra literária como artefato e ação segundo Roman Ingarden

Autores

  • Otávio Guimarães Tavares Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v31.52280

Palavras-chave:

Ontologia, Artefato, Performance, Roman Ingarden

Resumo

O presente artigo intenta compreender o conceito de obra literária nos textos de Roman Ingarden a partir das noções de artefato e performance, isto é, a obra de arte como uma artificialização e virtualização do real, segundo uma intencionalidade que configura o sentido como um modo de agir ou uma instrução para ação. Para tal, torna-se necessário localizar a filosofia da arte de Ingarden, distanciada de uma filosofia estética e em consonância, a partir dos anos 1960, com a filosofia da arte anglófona, sobretudo no que concerne ao seu foco ontológico e contextualista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otávio Guimarães Tavares, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil

Professor de literaturas anglófonas na Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM), Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Referências

AUSTIN, John L. How to do things with words. Cambridge: Harvard University, 1999.

BRAIDA, Celso R. Filosofia e linguagem. Florianópolis: Rocca Brayde, 2013.

BÜHLER, Karl. Theory of Language: The representational function of language. Trad. Donald Fraser Goodwin; Achim Eschbach. Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2011.

CARROLL, Noël. Beyond aesthetics: philosophical essays. New York: Cambridge University, 2003.

DANTO, Arthur. The Artworld. The Journal of Philosophy, v. 61, n. 19, p. 571-584, 1964. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/2022937>. Acesso em: 12 maio 2014.

______. The Transfiguration of the commonplace: a philosophy of art. Cambridge: Harvard University, 1981.

DICKIE, George. The Myth of the aesthetic attitude. American Philosophical Quarterly, v. 1, n. 1, p. 56-65, 1964. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/20009119>. Acesso em: 15 jan. 2014.

FERREIRA, Debora Pazetto. Análise categorial da arte em Amie Thomasson. 2010. 144 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação

Downloads

Publicado

2019-04-10

Como Citar

TAVARES, O. G. A obra literária como artefato e ação segundo Roman Ingarden. Signótica, Goiânia, v. 31, 2019. DOI: 10.5216/sig.v31.52280. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/52280. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários