Endereçamento nas propostas de produção textual em livro didático do ensino fundamental

Autores

  • Fabiana Kaodoinski Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, fabikafabi@gmail.com
  • Flávia Brocchetto Ramos Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, Brocchetto https://orcid.org/0000-0002-1488-0534

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v30i2.49065

Palavras-chave:

Endereçamento. Produção textual. Livro didático.

Resumo

O presente estudo visa a analisar como propostas de produção textual veiculadas em livro didático do Ensino Fundamental situam o estudante em termos de interlocução, observando se esse material tem a preocupação de caracterizar o provável interlocutor da escrita a ser elaborada pelo aluno. Para tanto, tomou-se como base a teoria dialógica de Bakhtin, adotando-se a perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem. Optou-se pela análise de propostas de produção textual presentes na coleção Português: Linguagens, dos autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. A partir do corpus analisado, observou-se que as referidas propostas não apresentam caracterização detalhada do possível interlocutor, não contemplando plenamente a noção bakhtiniana de endereçamento. Assim, em função de elas não explicitarem quem é o outro do discurso, a escrita produzida pelo estudante pode, além de tornar-se artificial, não favorecer o estabelecimento de um ativo e efetivo diálogo entre os interactantes.

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Biografia do Autor

Fabiana Kaodoinski, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, fabikafabi@gmail.com

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, Brocchetto

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Publicado

2018-04-24

Como Citar

KAODOINSKI, F.; BROCCHETTO RAMOS, F. Endereçamento nas propostas de produção textual em livro didático do ensino fundamental. Signótica, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 296–317, 2018. DOI: 10.5216/sig.v30i2.49065. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/49065. Acesso em: 24 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigo