Promovendo a autonomia sociocultural de professores de inglês em formação inicial no contexto PIBID/CAPES

Autores

  • Fernanda Passos da Trindade Jorge Neres Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Christine Siqueira Nicolaides Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v28i2.38393

Palavras-chave:

autonomia sociocultural, formação inicial de professores, ensino de línguas.

Resumo

A partir da observação e análise de um contexto de pesquisa do subprojeto Letras-Inglês/UFRJ do PIBIB/CAPES verificou-se que os licenciandos, ao invés de se guiarem apenas por tarefas definidas pelo coordenador, se responsabilizavam pelo trabalho, ocorrendo um equilíbrio no que se refere à tomada de decisões entre  esses  participantes  do  projeto.  Sendo  assim,  este  trabalho  tem  como objetivo  compreender  a  promoção  da  autonomia  sociocultural  (OXFORD, 2003),  por  parte  desses  licenciandos  envolvidos  no  projeto,  trazendo  à  tona alguns exemplos de como a condução desse Projeto PIBID se deu ao longo das  reuniões  pedagógicas  e  como  esse  equilíbrio  na  tomada  de  decisões  se reflete, na sala de aula, quando esses licenciandos passam então a atuar como professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Passos da Trindade Jorge Neres, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graduada em Nutrição pela UFRJ, graduanda em Letras Bacharelado Português/Inglês e Mestre em Linguística Aplicada.

Christine Siqueira Nicolaides, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Professora Pesquisadora do Programa Interdsiciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada

Professora Adjunta IV de Inglês da Faculdade de Letras, Departamento de Letras Anglo-Germânicas da UFRJ

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

NERES, F. P. da T. J.; NICOLAIDES, C. S. Promovendo a autonomia sociocultural de professores de inglês em formação inicial no contexto PIBID/CAPES. Signótica, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 311–338, 2016. DOI: 10.5216/sig.v28i2.38393. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/38393. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo