Promovendo a autonomia sociocultural de professores de inglês em formação inicial no contexto PIBID/CAPES
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v28i2.38393Palavras-chave:
autonomia sociocultural, formação inicial de professores, ensino de línguas.Resumo
A partir da observação e análise de um contexto de pesquisa do subprojeto Letras-Inglês/UFRJ do PIBIB/CAPES verificou-se que os licenciandos, ao invés de se guiarem apenas por tarefas definidas pelo coordenador, se responsabilizavam pelo trabalho, ocorrendo um equilíbrio no que se refere à tomada de decisões entre esses participantes do projeto. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo compreender a promoção da autonomia sociocultural (OXFORD, 2003), por parte desses licenciandos envolvidos no projeto, trazendo à tona alguns exemplos de como a condução desse Projeto PIBID se deu ao longo das reuniões pedagógicas e como esse equilíbrio na tomada de decisões se reflete, na sala de aula, quando esses licenciandos passam então a atuar como professores.
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