Notas sobre um tratamento didático ético-emancipatório do português
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v0i0.3633Resumo
Neste artigo discuto, inicialmente, como os profissionais de linguagem vêem a sua essencialidade diante de um mercado utilitarista, que lhes reserva a tarefa de guardiões da variedade culta da língua, instrumentalizada na gramática tradicional e no uso dos textos literários dos mais importantes escritores da língua. Num segundo momento, discuto as possibilidades de trabalho com oensino do português nos Cursos de Letras, assumindo que a eles cabe o papel não só de instrumentalizar as pessoas lingüística e literariamente, “capacitandoas” para o mercado de trabalho, mas também de prepará-las para que, diante da modernidade estressante, possam desenvolver a capacidade de fruição estética de textos literários.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-04-01
Como Citar
BARONAS, R. L. Notas sobre um tratamento didático ético-emancipatório do português. Signótica, Goiânia, p. 21–36, 2008. DOI: 10.5216/sig.v0i0.3633. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/3633. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigo
Licença
Autoras(es) autorizam a Signótica a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Signótica possuem licença Creative Comons CC-BY.