“Interlocutor professor”: discursos de escrita e reescrita de professores em formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v29i2.35641Palavras-chave:
Letramento acadêmico, Formação de professor, Reescrita.Resumo
Este artigo tem como objetivo reconhecer concepções de escrita e de reescrita de quinze professores em formação inicial, para compreendermos quais discursos esses interlocutores da pesquisa assumem em uma situação dialógica com a alteridade, no encontro da outra palavra com a palavra outra (CERUTTI-RIZZATTI; MOSSMANN; IRIGOITE, 2013). Para tanto, foram analisados dados de um questionário e intervenções desses professores em um texto escrito em situação de vestibular. Os conceitos de letramento ideológico (STREET, 2010a, 2014) e de dialogismo (BAKHTIN, 2003; BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2006) sustentam nossas análises que mostram ainda reafirmadas concepções de escrita e reescrita estruturais, com indícios de dialogismo, e uma constituição de identidade como “interlocutor professor” que pouco amplia o encontro escolar da outra palavra com a palavra outra.
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