Popularidade e visibilidade em redes sociais online: negociação de capitais sociais em meio digital para ampliação de audiência

Autores

  • Junot de Oliveira Maia Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil
  • Denise Bértoli Braga Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v29i2.35577

Palavras-chave:

Popularidade, visibilidade, audiência, redes sociais online.

Resumo

O presente estudo propõe uma análise dos fatores que promovem a visibilidade e popularidade de determinadas postagens online. Com base em um vídeo, postado no YouTube, que obteve cerca de 5 milhões de visualizações, a pesqui­sa indica fatores que podem explicar a popularidade e a visibilidade – capitais sociais propostos por Recuero (2009) – do vídeo analisado e o seu impacto no âmbito da circulação social da internauta investigada. Essas questões são rele­vantes para entendermos novas possibilidades de participação em sociedade de sujeitos simbolicamente periféricos.

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Biografia do Autor

Junot de Oliveira Maia, Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil

Licenciado em Letras pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, mestre em Linguística Aplicada e doutorando nessa mesma área, na mesma instituição.

Denise Bértoli Braga, Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e doutora em Psicologia Educacional pela Universidade de Londres.

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Publicado

2017-08-30

Como Citar

MAIA, J. de O.; BRAGA, D. B. Popularidade e visibilidade em redes sociais online: negociação de capitais sociais em meio digital para ampliação de audiência. Signótica, Goiânia, v. 29, n. 2, p. 354–376, 2017. DOI: 10.5216/sig.v29i2.35577. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/35577. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigo