Entre livros, florestas e desejos: a formação literária do jovem Neruda
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v28i1.34112Palavras-chave:
Pablo Neruda, Formação, Adolescência, Cuadernos de Temuco, Crepusculário.Resumo
O artigo discute aspectos da formação literária de Pablo Neruda, com base na leitura de poemas escritos em sua adolescência e juventude. Em diálogo com alguns de seus principais críticos e biógrafos (TEITELBOIN, 1994; LOYOLA, 2010; SICARD, 1981), identificamos nas obras do período um autor que busca seus temas mais caros, testa procedimentos formais e, principalmente, põe em marcha um imaginário poético que se prolongará, com vários contornos,
nos seus livros mais reconhecidos. A análise destaca o impacto das leituras realizadas pelo jovem Neruda e a relevância de algumas passagens biográficas, como as primeiras experiências amorosas, a convivência familiar e a militância estudantil, investigando ecos dessas passagens na configuração da obra central do poeta chileno, em especial na sua lírica amorosa e de cunho político-social.
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