Dou-lhe uma, dou-lhe duas e dou-lhe três. Vendido! – um estudo sobre anúncios de leilões de livros no jornal Correio Mercantil (1848-1868)
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v27i1.34083Palavras-chave:
leilão de livros, comércio livreiro, posse de livros, romance, século XIX, Rio de Janeiro.Resumo
O artigo traz um estudo sobre anúncios de leilão de livros realizados no Rio de Janeiro, entre 1848 e 1868. Apresenta-se essa forma de compra e venda de impressos, as estratégias publicitárias empregadas pelos pregoeiros e a presença de romances entre os títulos leiloados. Ademais, analisa-se o perfil socioeconômico dos proprietários de obras vendidas em hasta pública e os principais motivos que os levaram a desfazer-se de seus livros. O propósito do texto é dar a conhecer uma forma pouco estudada de comércio livreiro, refletir sobre a posse de livros na cidade e discutir o lugar social dos romances na capital imperial em meados do século XIX.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras(es) autorizam a Signótica a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Signótica possuem licença Creative Comons CC-BY.