Escravos, republicanos e imprensa política em O continente
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v27i1.33721Palavras-chave:
Imprensa política, Erico Verissimo, Literatura brasileira.Resumo
As principais agitações políticas que ocorrem no Brasil no final do século XIX estão no centro das ações do episódio “Ismália Caré”, na trilogia O tempo e o vento, de Erico Verissimo. Em Santa Fé, as personagens participam ativamente das campanhas pela abolição dos escravos e a implantação da República. Nesse contexto, a família Cambará funda o jornal “O Democrata” para fazer propaganda de seus ideais e, somado a isso, recebe orientações da doutrina republicana pelos textos do jornal “A Federação”. Neste ensaio analisa-se a representação literária desses eventos históricos e procura-se mostrar como a leitura e a produção de jornais estão relacionadas à formação ideológica das personagens e à configuração da narrativa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-12-22
Como Citar
ALVES, M. M. Escravos, republicanos e imprensa política em O continente. Signótica, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 99–124, 2015. DOI: 10.5216/sig.v27i1.33721. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/33721. Acesso em: 15 set. 2024.
Edição
Seção
Artigo
Licença
Autoras(es) autorizam a Signótica a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Signótica possuem licença Creative Comons CC-BY.