Estudo das fontes de O Samba Rural Paulista: tradição e variantes autorais
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v28i1.33486Palavras-chave:
Crítica Textual, Variante Autoral, Samba Rural Paulista, Mário de Andrade.Resumo
O presente trabalho, com base na análise de variantes autorais presentes no ensaio O Samba Rural Paulista de Mário de Andrade, pretende fornecer elementos que auxiliem futuros estudos sobre o autor e, essencialmente, sobre seu trabalho inaugural com relação à manifestação tipicamente paulista. Examinaremos, aqui, a tradição direta do texto investigado, incluindo os exemplares de trabalho com anotações e corrigendas efetuadas pelo próprio escritor. Para procedermos à análise dos dados coletados, utilizamos como pressuposto teórico recortes feitos na área da crítica textual, apontando para a relevância da recensão no estabelecimento do texto crítico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-09-29
Como Citar
ALMEIDA, M. M. S.; FRUGIUELE, M. S. Estudo das fontes de O Samba Rural Paulista: tradição e variantes autorais. Signótica, Goiânia, v. 28, n. 1, p. 125–142, 2016. DOI: 10.5216/sig.v28i1.33486. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/33486. Acesso em: 20 set. 2024.
Edição
Seção
Artigo
Licença
Autoras(es) autorizam a Signótica a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Signótica possuem licença Creative Comons CC-BY.