A (re)construção de referentes em perfil fake do facebook: uma análise cognitivo-discursiva

Autores

  • Ananda Veloso Amorim Oliveira Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, PI
  • Silvana Maria Calixto de Lima Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, PI

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v27i2.30897

Palavras-chave:

Referenciação, Recategorização, Modelos cognitivos idealizados, Facebook.

Resumo

A partir de uma concepção cognitivo-discursiva do processo de recategorização, este artigo analisa expressões referenciais recategorizadoras de três postagens do  perfil  fake  Irmã  Zuleide. Tomamos  como  modelo  de  análise  a  proposta de  Lima  e  Feltes  (2013),  cuja  base  está  assentada  na  Teoria  dos  Modelos Cognitivos Idealizados (LAKOFF, 1987). A análise engloba a identificação e descrição dos modelos cognitivos evocados a partir das pistas linguísticas. Os resultados corroboram a tese de Lima (2009) de que, na atividade discursiva, alguns  referentes  só  podem  ser  homologados  se  recorrermos  ao  nível  das estruturas e do funcionamento cognitivo, necessitando, portanto, de ancoragem em modelos cognitivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ananda Veloso Amorim Oliveira, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, PI

Ananda Veloso Amorim Oliveira é aluna do Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal do Piauí. Especialista em Linguística Aplicada a Educação pela Universidade Estadual do Piauí. Bolsista da Capes.

Silvana Maria Calixto de Lima, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, PI

Silvana Maria Calixto de Lima é graduada em Letras pela Universidade Federal do Piauí. Mestrado e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora na Graduação e no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Piauí e professora do Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal do Piauí. É membro do grupo interinstitucional de pesquisa PROTEXTO e coordenadora do grupo de pesquisa GETEXTO da Universidade Estadual do Piauí. Desenvolve pesquisas nas áreas de Línguística de Texto e de Línguística Cognitiva, focalizando, particularmente, os temas referenciação e metáfora conceitual, aplicados a diferentes contextos textuais/discursivos. Possui trabalhos publicados em livros e periódicos de sua área de atuação acadêmica.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Como Citar

OLIVEIRA, A. V. A.; LIMA, S. M. C. de. A (re)construção de referentes em perfil fake do facebook: uma análise cognitivo-discursiva. Signótica, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 375–394, 2015. DOI: 10.5216/sig.v27i2.30897. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/30897. Acesso em: 2 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo