A (re)construção de referentes em perfil fake do facebook: uma análise cognitivo-discursiva

Autores

  • Ananda Veloso Amorim Oliveira Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, PI
  • Silvana Maria Calixto de Lima Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, PI

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v27i2.30897

Palavras-chave:

Referenciação, Recategorização, Modelos cognitivos idealizados, Facebook.

Resumo

A partir de uma concepção cognitivo-discursiva do processo de recategorização, este artigo analisa expressões referenciais recategorizadoras de três postagens do  perfil  fake  Irmã  Zuleide. Tomamos  como  modelo  de  análise  a  proposta de  Lima  e  Feltes  (2013),  cuja  base  está  assentada  na  Teoria  dos  Modelos Cognitivos Idealizados (LAKOFF, 1987). A análise engloba a identificação e descrição dos modelos cognitivos evocados a partir das pistas linguísticas. Os resultados corroboram a tese de Lima (2009) de que, na atividade discursiva, alguns  referentes  só  podem  ser  homologados  se  recorrermos  ao  nível  das estruturas e do funcionamento cognitivo, necessitando, portanto, de ancoragem em modelos cognitivos.

Downloads

Biografia do Autor

Ananda Veloso Amorim Oliveira, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, PI

Ananda Veloso Amorim Oliveira é aluna do Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal do Piauí. Especialista em Linguística Aplicada a Educação pela Universidade Estadual do Piauí. Bolsista da Capes.

Silvana Maria Calixto de Lima, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, PI

Silvana Maria Calixto de Lima é graduada em Letras pela Universidade Federal do Piauí. Mestrado e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora na Graduação e no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Piauí e professora do Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal do Piauí. É membro do grupo interinstitucional de pesquisa PROTEXTO e coordenadora do grupo de pesquisa GETEXTO da Universidade Estadual do Piauí. Desenvolve pesquisas nas áreas de Línguística de Texto e de Línguística Cognitiva, focalizando, particularmente, os temas referenciação e metáfora conceitual, aplicados a diferentes contextos textuais/discursivos. Possui trabalhos publicados em livros e periódicos de sua área de atuação acadêmica.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Como Citar

OLIVEIRA, A. V. A.; LIMA, S. M. C. de. A (re)construção de referentes em perfil fake do facebook: uma análise cognitivo-discursiva. Signótica, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 375–394, 2015. DOI: 10.5216/sig.v27i2.30897. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/30897. Acesso em: 7 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigo