O papel do processo inferencial na compreensão da leitura: um estudo com alunas do curso de letras

Autores

  • Marco Antônio Rosa Machado

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v18i2.2788

Resumo

Investigamos, neste artigo, o processo inferencial desenvolvido na compreensão de textos escritos. Analisamos as inferências que aparecem em comentários produzidos por alunas do curso de Letras e de que forma a exibição de uma “competência inferencial” relaciona-se aos diferentes contextos que abrangem a recepção e produção textuais. Argumentamos que o processo inferencial
envolvido na realização de inferências lógicas, informativas e elaborativas, está diretamente relacionado aos esquemas mentais dos sujeitos e ao seu contexto pessoal.

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Publicado

2007-12-12

Como Citar

MACHADO, M. A. R. O papel do processo inferencial na compreensão da leitura: um estudo com alunas do curso de letras. Signótica, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 283–308, 2007. DOI: 10.5216/sig.v18i2.2788. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/2788. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo