O papel do processo inferencial na compreensão da leitura: um estudo com alunas do curso de letras
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v18i2.2788Resumo
Investigamos, neste artigo, o processo inferencial desenvolvido na compreensão de textos escritos. Analisamos as inferências que aparecem em comentários produzidos por alunas do curso de Letras e de que forma a exibição de uma “competência inferencial” relaciona-se aos diferentes contextos que abrangem a recepção e produção textuais. Argumentamos que o processo inferencialenvolvido na realização de inferências lógicas, informativas e elaborativas, está diretamente relacionado aos esquemas mentais dos sujeitos e ao seu contexto pessoal.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-12
Como Citar
MACHADO, M. A. R. O papel do processo inferencial na compreensão da leitura: um estudo com alunas do curso de letras. Signótica, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 283–308, 2007. DOI: 10.5216/sig.v18i2.2788. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/2788. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigo
Licença
Autoras(es) autorizam a Signótica a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Signótica possuem licença Creative Comons CC-BY.