A identidade do adolescente consumidor nas tiras do Gaturro
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v26i2.25755Palavras-chave:
consumo, adolescente, identidades, tiras.Resumo
O foco principal deste artigo é analisar se as identidades juvenis construídas pelas tiras do Gaturro encontram-se em consonância com uma visão essencialista e homogeneizante ou se aportam uma visão perpassada pela heterogeneidade de práticas socioculturais, que podem levar à construção de identidades fragmentadas. Para proceder à análise, apropriamo-nos dos pressupostos teóricos de Hall ([1992] 2006) e Silva (2000), acerca da identidade contemporânea, e do conceito de gêneros do discurso de Bakhtin ([1979] 1997), a fim de construirmos nosso escopo metodológico, ancorado, prioritariamente, nas categorias estabelecidas pelos autores supracitados. Apósa análise, observamos que o perfil de juvenil consumidor presente nas tiras é homogêneo e padronizado.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-12-22
Como Citar
TILIO, R. C.; LOBO, V. da C. A identidade do adolescente consumidor nas tiras do Gaturro. Signótica, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 415–436, 2014. DOI: 10.5216/sig.v26i2.25755. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/25755. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigo
Licença
Autoras(es) autorizam a Signótica a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Signótica possuem licença Creative Comons CC-BY.