A identidade do adolescente consumidor nas tiras do Gaturro

Autores

  • Rogério Casanovas Tilio Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ
  • Valdiney da Costa Lobo Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, Faculdades Integradas Simonsen, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v26i2.25755

Palavras-chave:

consumo, adolescente, identidades, tiras.

Resumo

O foco principal deste artigo é analisar se as identidades juvenis construídas pelas  tiras  do  Gaturro  encontram-se  em  consonância  com  uma  visão essencialista  e  homogeneizante  ou  se  aportam  uma  visão  perpassada  pela heterogeneidade  de  práticas  socioculturais,  que  podem  levar  à  construção de  identidades  fragmentadas.  Para  proceder  à  análise,  apropriamo-nos dos  pressupostos  teóricos  de  Hall  ([1992]  2006)  e  Silva  (2000),  acerca  da identidade contemporânea, e do conceito de gêneros do discurso de Bakhtin ([1979] 1997), a fim de construirmos nosso escopo metodológico, ancorado, prioritariamente, nas categorias estabelecidas pelos autores supracitados. Após
a análise, observamos que o perfil de juvenil consumidor presente nas tiras é homogêneo e padronizado.

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Biografia do Autor

Rogério Casanovas Tilio, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ

Possui Doutorado em Letras (Estudos da Linguagem - PUC-Rio, 2006), Mestrado em Lingüística Aplicada (Interação e Discurso - UFRJ, 2001), Especialização em Língua Inglesa (PUC-Rio, 1998), Licenciatura em Língua Inglesa (Universidade Santa Úrsula, 1995) e Bacharelado em Ciências Econômicas (UERJ, 1994). É Professor Adjunto de Língua Inglesa e Coordenador do Departamento de Letras Anglo-germânicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atua no Setor de Língua Inglesa e no Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada. É também o coordenador de área de Inglês do PIBID-CAPES na instituição. Seu projeto de pesquisa intitula-se "Práticas identitárias no livro didático: circulação de discursos e vozes na construção do conhecimento", e seus interesses de pesquisa incluem: avaliação e produção de material didático, multiletramentos e novos letramentos, ensino de língua materna e estrangeira, formação de professores, a natureza socioconstrucionista do discurso e das identidades sociais, e Linguística Sistêmico-funcional. É tesoureiro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) no biênio 2011-2013.

Valdiney da Costa Lobo, Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, Faculdades Integradas Simonsen, Rio de Janeiro, RJ

Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense  (UFF). Especialista em língua espanhola e literaturas hispânicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciado em Letras Português/Espanhol. Avaliador do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2014 - Língua estrangeira moderna Espanhol. Membro da diretoria da Associação de Professores de Espanhol do Estado do Rio de Janeiro - APEERJ - no biênio 2012-2014. Professor de língua espanhola, nível 7, da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias. Docente das Faculdades Integradas Simonsen. Pesquisa sobre ensino/aprendizagem de língua espanhola e materna, linguística aplicada ao ensino de línguas estrangeiras, gêneros discursivos, multiletramentos, letramento crítico, histórias em quadrinhos, identidades adolescentes e consumo juvenil.

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Publicado

2014-12-22

Como Citar

TILIO, R. C.; LOBO, V. da C. A identidade do adolescente consumidor nas tiras do Gaturro. Signótica, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 415–436, 2014. DOI: 10.5216/sig.v26i2.25755. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/25755. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo