Letramentos do mundo da vida e letramentos de sistemas: revisitando os letramentos dominantes

Autores

  • Guilherme Veiga Rios Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v25i2.23124

Palavras-chave:

etnografia do letramento, letramentos do mundo da vida e de sistemas, analfabetismo.

Resumo

Neste artigo, discuto a noção de letramentos dominantes, relativamente estabelecida na literatura dos Estudos do Letramento, com base em uma etnografia de letramentos (cf. Barton e Hamilton , 1998) realizada em duas localidades socioeconomicamente diferenciadas no Distrito Federal. Faço uma reflexão geral sobre a relação entre letramentos vernaculares e dominantes, empregando os construtos de mundo da vida e de sistemas, conforme Habermas (1987), transpondo-os para criar as categorias de letramentos do mundo da vida e letramentos de sistemas. Em seguida, utilizo-me da distinção entre letramentos do mundo da vida e de sistemas vinculando-os a discursos de letramento a partir da análise de entrevistas com participantes da pesquisa, as quais foram realizadas com base em uma seleção de questionários previamente administrados, por critério de proporcionalidade de variáveis em amostragem por conveniência (Rios, 2009). Minha discussão estende-se a consequências negativas que os letramentos de sistemas impõem às pessoas, especialmente o adulto não alfabetizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Veiga Rios, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF

Possui doutorado em Linguística (Ph.D) pela Lancaster University (2003), Reino Unido. É pesquisador-tecnologista da Diretoria de Avaliação da Educação Básica / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira / Ministério da Educação. É pesquisador-colaborador do Núcleo de Estudos em Linguagem e Sociedade/Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília. Participa dos Grupos de Pesquisa cadastrados no Diretório do CNPq: Ensino-Pesquisa-Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais (UnB) e Estudos em Análise de Discurso Crítica e Linguística Sistêmico-Funcional (UFU). Foi professor substituto do Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, em 1999 e de 2005 a 2006, na Universidade de Brasília. Atualmente está como professor-colaborador no Programa de Pós-graduação em Linguistica. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento, análise de discurso crítica, alfabetização de jovens e adultos, ensino de língua portuguesa e gênero discursivo, e formação continuada de professores de língua portuguesa e linguagens, discurso e identidade na educação. Também vem realizando estudos sobre avaliação em língua portuguesa e linguagens e políticas públicas.

Downloads

Publicado

2014-01-22

Como Citar

RIOS, G. V. Letramentos do mundo da vida e letramentos de sistemas: revisitando os letramentos dominantes. Signótica, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 327–348, 2014. DOI: 10.5216/sig.v25i2.23124. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/23124. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigo