O cronotopo da sala de aula e os gêneros discursivos / the classroom chronotope and discourse genres

Autores

  • Maria da Penha Casado Alves UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v24i2.19172

Palavras-chave:

Cronotopo, gêneros discursivos, sala de aula

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir a sala de aula como um cronotopo específico onde as relações são tecidas a partir de um tempo/espaço constituidor e constituinte dos sujeitos. Com essa concepção, discutimos as atividades de leitura e de escrita, na sala de aula de língua materna, tendo como referência as postulações de M. Bakhtin e o círculo sobre os gêneros discursivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Penha Casado Alves, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Professora adjunta do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFRN.

Downloads

Publicado

2012-09-24

Como Citar

CASADO ALVES, M. da P. O cronotopo da sala de aula e os gêneros discursivos / the classroom chronotope and discourse genres. Signótica, Goiânia, v. 24, n. 2, p. 305–322, 2012. DOI: 10.5216/sig.v24i2.19172. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/19172. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo