Ensino e formação de professores de espanhol no contexto do Mercosul: as representações sociais e culturais em foco

Autores

  • Lucielena Mendonça de Lima Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO
  • Patricia Roberta de A. Castro Machado Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Tânia Ferreira Rezende Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO
  • Cleidimar Aparecida Mendonça e Silva Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v25i2.19001

Palavras-chave:

representações sociais, identidade, Mercosul, ensino de espanhol.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar os primeiros dados de uma pesquisa na qual vinte alunos dos dois últimos anos de Letras/Espanhol da UFG, futuros professores de espanhol, responderam a um questionário sobre o que conheciam a respeito do Mercosul, os países-membros que o compõem e seus cidadãos. Esses primeiros dados sugerem a representação do Mercosul somente como um acordo econômico; percebe-se de forma muito evidente que o que sabem são as curiosidades destacadas em livros didáticos de língua espanhola e os estereótipos veiculados e reforçados pelos meios de comunicação tradicionais e as mídias sociais.

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Publicado

2014-01-22

Como Citar

LIMA, L. M. de; MACHADO, P. R. de A. C.; REZENDE, T. F.; SILVA, C. A. M. e. Ensino e formação de professores de espanhol no contexto do Mercosul: as representações sociais e culturais em foco. Signótica, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 473–496, 2014. DOI: 10.5216/sig.v25i2.19001. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/19001. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigo